17 setembro 2011

Azagaia na Alemanha em texto de Magda

De um trabalho de Magda Burity da Silva entrevistando dois jovens alemães num bairro de Hamburgo a propósito da presença na Alemanha do rapper moçambicano Azagaia: "Vocês não falam português... Como entendem a mensagem de Azagaia? Nós acreditamos no Azagaia. Nós acreditamos na sua força, no seu poder, na sua vontade de mudar as coisas, na sua música e no seu espírito. Então, para mim o Azagaia está realmente na “liga” com os grandes líderes negros. E talvez vai haver uma altura em que as pessoas quando falarem dos grandes pensadores vão dizer: Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Azagaia." Aqui (arranjo fotográfico meu).

4 comentários:

Muna disse...

Sem dúvida que AZAGAIA (que não conheço para além da coragem das suas músicas) é dos mais visíveis combatentes (eu diria mesmo antivírus) que luta contra os vírus instalados no Aparelho do Estado.

Na década de 80 sobretudo, ouvi falar de Alexandre Langa, do famosíssimo Salvador Maurício (os ratos roeram tudo), de Chico António, Joaquim Macuácua, e, muito recentemente Thaz ou Tazz, só para citar alguns exemplos, cujas músicas tinham sido banidas pelo regime de então, MAS nenhum deles desafiara / desafia tanto o Sistema como o faz AZAGAIA.

É um facto. E digo porquê.

Muito recentemente conversei com com um dos fundadores da Frelimo que passou por estas bandas de Waterloo, entre muitas coisas, surgiu uma questão, Azagaia!!! O meu interlocutor não escondeu a sua admiração por Azagaia a quem de seguida apelidou de "homem de grande coragem e machelista".

'Machelista', perguntei, assustado!!!

- "Sim, Muna, ele diz coisas que só o Machel dizia. Ele diz coisas que muitos de "nós" não têm a coragem de dizer no Comité Central. Tem um estilo próprio, machelista, que até os próprios inimigos rendem-se com o seu talento".

E mais não disse.

Zicomo

Chauque disse...

esa é boa Zicomo, agramei como dizem por ca. adimiro quem esta na alemanha a gostar do Azagaia pela diferencia da lingua, mas ca por nós em moçambique, os homens da moçaroca alguns so por um poquito de copo fala tudo o que esta trancado no arquivo pessoal dele k a seculos keria desabafar, é normal alguem contarte algo de 1973, 79 86, 88 2010, 2011.... epa...

Salvador Langa disse...

Vai aumentando a fama dele.

Xiluva/SARA disse...

Oiéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!