Mais um pouco da série, agora deixando Quelimane e descendo para a antiga Lourenço Marques, hoje Maputo. Em epígrafe, um número do O Brado Africano datado de 1 de Fevereiro de 1919, sendo João Albasini o director e o editor.
Nota: nos anos 80, o Carlos Silva da Rádio Moçambique e eu concebemos e dirigimos na Televisão de Moçambique e na Rádio Moçambique um programa chamado "Moçambique e a sua história". De uma série televisiva desse programa intitulada, se a memória não me atraiçoa, "Para a história da imprensa escrita em Moçambique", foram usadas fotocópias das primeiras páginas de alguns dos primeiros jornais de Moçambique, feitas na altura pelo documentalista e historiador António Sopa, meu ex-aluno, com base no espólio do Arquivo Histórico de Moçambique. Esta série é constituída por algumas dessas fotocópias. Clique na imagem com o lado esquerdo do rato para a ampliar.
Sugestão: consulte, por exemplo, Rocha, Ilídio, Catálogo dos periódicos e principais seriados de Moçambique, Da introdução da tipografia à independência (1854/1975). Lisboa: Edições 70, 1985.
(continua)
2 comentários:
Devíamos ter um livro com essas primeiras páginas, com uma introdução.
Há quase sempre neste jornais um tom paternista de preocupação com os "indígenas".
Enviar um comentário