26 setembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (11)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições Escrevi no número anterior que é poligonal a qualidade a ter em conta, qualidade que precisa de ser aferida pelo menos a quatro níveis: politicamente, tecnicamente, socialmente e ludicamente. Seja qual for o nível de ensino que consideremos (primário, secundário, técnico-profissional ou universitário), a primeira preocupação de qualquer Estado (e, especialmente, dos Estados que se confundem com os partidos políticos hegemónicos) é de natureza eminentemente política. Em que sentido?
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Julgo adivinhar o sentido.

Xiluva/SARA disse...

Lá estou eu a rir-me por causa do "encino"...

ricardo disse...

Estou de acordo. Alias poderia citar tres exemplos historicos paradigmaticos:

- Alemanha Nazi;

- Portugal Salazarista;

- Cuba Fidelista.

E uma abordagem classica.