"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Escrevi no número anterior que é poligonal a qualidade a ter em conta, qualidade que precisa de ser aferida pelo menos a quatro níveis: politicamente, tecnicamente, socialmente e ludicamente. Seja qual for o nível de ensino que consideremos (primário, secundário, técnico-profissional ou universitário), a primeira preocupação de qualquer Estado (e, especialmente, dos Estados que se confundem com os partidos políticos hegemónicos) é de natureza eminentemente política. Em que sentido?
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Escrevi no número anterior que é poligonal a qualidade a ter em conta, qualidade que precisa de ser aferida pelo menos a quatro níveis: politicamente, tecnicamente, socialmente e ludicamente. Seja qual for o nível de ensino que consideremos (primário, secundário, técnico-profissional ou universitário), a primeira preocupação de qualquer Estado (e, especialmente, dos Estados que se confundem com os partidos políticos hegemónicos) é de natureza eminentemente política. Em que sentido?
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)
3 comentários:
Julgo adivinhar o sentido.
Lá estou eu a rir-me por causa do "encino"...
Estou de acordo. Alias poderia citar tres exemplos historicos paradigmaticos:
- Alemanha Nazi;
- Portugal Salazarista;
- Cuba Fidelista.
E uma abordagem classica.
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