08 abril 2011

O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (55)

Mais um pouco desta longa série.
Tal como escrevi no número 14 desta sérieno fim do século XIX começou um período de transição. Esse período de transição foi marcado por dois acontecimentos coexistentes: 1. Ocupação militar, em percurso que iria durar até cerca de 1917; 2. Primórdios da economia de plantação.
Permaneço no segundo ponto. Escrevi no número anterior que os documentos coloniais estão cheios de relatórios e de notas sobre o adestramento dos corpos para produzirem, por exemplo, coco, copra, sisal, algodão e açúcar. Era no interior desse adestramento - dessa verdadeira colonização corporal -, misto de capitalismo e de escravismo, que a preguiça era produzida como etiqueta identitária e aplicada a todos os trabalhadores forçados que, oriundos de outros modos de produção e de vida, possuíam conceitos de trabalho e de preguiça diferentes. O epíteto colonial de preguiçoso adquiriu duas causas, a saber: os trabalhadores eram preguiçosos por um lado porque a sua "raça" era preguiçosa e, por outro, porque a natureza era pródiga e dispensava grandes labores.
Prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Sempre com temas aliciantes sobre os mais variados assuntos. E sem as peneiras académicas dos vaidosos.

Eugénia Nkutumula disse...

Desabafo de uma jovem!!!

Clamamos, esigimos, gritamos, choramos e ate rezamos todos os Dias por um Mocambique melhor,por um salário Melhor, por escolas, politicos e ate pessoas melhores,pergunto agora o que fazemos para que mereça-mos Tudo isso? A resposta certamente sera NADA para alem de falar, reclamar e ate agoirar. Ja alguma vez pensamos do seguinte modo: eu sonho com um moçambique prospero com melhores condições de Vida para todos então EU vou ser Melhor em tudo que faço, serei Melhor filho, Melhor pai, Melhor amigo, Melhor marido/mulher, serei Melhor trabalhador/a, melhor patrão/oa, darei o meu maximo e farei com que todos a minha volta façam o mesmo, sigam o meu exemplo para que possamos ajudar o nosso tão amado Moçambique. Nós Humanos por inerênçia achamos mais facil, odear do que amar, destruir do construir, fugir do que encarar. O nosso pais em especial é constituido de dois tipos de pessoas, os que Fazem e os que falam, os lideres e os liderados, a que Grupo te enquadrarás só depende de ti, podes escolher sim envelhecer apenas a reclamar dia e noite ou morrer orgulhosamente dizendo eu também pus um tijolo quando se estava a erguer o meu País e posso dizer a Deus obrigada pelo tempo que me emprestou na terra pois eu vivi.Porque criticamos tanto e tão cheios da razão sentados nas poltronas das nossas casas esticados sem nunca nada termos fazer-mos para a nossa patria amada? Porque tentamos de todas maneiras destruir aqueles que teem vontade de fazer o NOSSO Moçambique crescer? Se temos gente com vontade de fazer Moçambique crescer é logo conotado de arrogante, ladrao, pau mandado, bode espiatório e demais apelidos. Se o Governo faz algo para o povo que o elegeu é logo criticado, desacreditado,recebido com 7 pedras na mão e com os seguntes dizeres: Não acredito nisso, Não vão fazer, é armadilha, nem sequer lhes é dada a oportunidade de demostrar que sim nós podemos e vamos fazer. Já nos perguntamos a nós mesmos alguma vez : Afinal o que é que realmente nós queremos? Porque nos é mais façil destruir a obra do outro do que construir a nossa propria obra? Se tens um amigo padeiro ajuda-o a expandir o seu negócio de modo que ele cresça e postos de emprego dai advirão para que diminua o indice de desemprego e de pobresa consequentemente, se o teu amigo é politico ajuda-o com uma ideia por mais estúpida, insignificante e pequena que te pareça pois ate o Imbondeiro que é uma arvore Enorme, forte e habitável devido a sua grandeza um dia Foi uma simples semente de malambi( fruto do imbondeiro) faz o teu Melhor pois este pais é teu é meu e é nosso, não o destrua-mos a ele nem a quem por ele tenta fazer algo, pelo contrario a união faz a força, este pais é nosso não o trate-mos como se da casa do inimigo se trata-se. Nunca é tarde para mudares a tua atitude e de todos que te rodeam faz algo por ti, pelos teus e pelo teu pais pois é o unico que tens que que te recebeu de bracos abertos.
Pensa e Reflita
Mocambique Agradece

Eugénia Lizbeth Nkutumula