"Os protagonistas do último episódio da crise política na Costa do Marfim, Laurent Gbagbo e Dramane Alassane Ouattara, são dois velhos conhecidos que trocaram de papéis ao longo das últimas três décadas. Ambos têm disputado o legado político de Félix Houphouët-Boigny (presidente entre 1960 e 1993) numa série de eleições sempre controversas e com o impacto da guerra civil 2002-2006." Aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Prof.,
Nao sera que o discurso de Gbagbo de ivoirite era um discurso de exclusao?
Como excluia uma grande fraccao da populacao da costa de marfim, nao poderemos dizer que ultimamente a politica dele nao tinha futuro ?
Rafael
Fez-se luz, até que enfim. O texto descreve com exactidão o que se passa na Costa do Marfim.
Que seja o leitor o juiz.
Enviar um comentário