21 agosto 2010

História

"Não há história onde não há questionamento social. Homens doentes não fazem história: sofrem-na. Homens tristes não vão para a frente, mas para trás. O verdadeiro sentido da história não está nos museus, mas nos actos que ainda não vieram" - Carlos Serra, O desafio de uma medicina bernardiana em Moçambique (oração de sapiência). Maputo: Faculdade de Medicina, 1996, p. 28.
Adenda às 9:34: em 2006 a passagem em epígrafe foi reformulada numa postagem assim: "Os deserdados da terra não fazem história: sofrem-na. Deserdados tristes não vão geralmente para a frente, mas para trás. O verdadeiro sentido da história não está nos museus, mas nos actos que ainda não vieram. Não contes amanhã o que viste, mira agora o que virá."

4 comentários:

Linette Olofsson disse...

Pura verdade Professor!

V. Dias disse...

(...) O verdadeiro sentido da história não está nos museus, mas nos actos que ainda não vieram". Plenamente de acordo.

Infelizmente esta é a pura verdade.

Se o sentido da história tivesse ficado nos museus, o homem, este animal terrível que tem a mania de descobrir tudo matando uns aos outros dia-após-dia, teria aprendido com os erros, mas também com as virtudes que os museus carregam.

Infelizmente não é assim, os museus precisam de "sangue", dos nossos actos, erros, etc., para se alimentarem, para existirem como propriedades. O caso contrário não existiriam como tal.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Estou tentar mirar,

A linha do horizonte, brisa, cafe, paz, sossego, garoupa grelhada ao jantar, Indico,

Indico, Indico, Indico,

Porque estas sempre na minha imaginacao ? porque te quero tanto ? porque nao consigo ser feliz sem ti ?

'O Indico meu, quero ver-te demanha, ao por do sol e 'a noite, quero envolver-me contigo todos os dias, banhar, reviver, renascer.

Indico do meu coracao

Tu 'es o meu paraiso, es a minha historia.

ricardo disse...

A quo nihil speres boni rei publicae, quia non vult, nihil speres mali, quia non audet. (Cícero, Ad Atticum 1.13)