De um artigo de Victor Machirica com o título "Para quando o controlo dos doentes mentais!": "Dados a que tive acesso revelam que os índices de prevalência de doenças mentais na província de Manica são ascendentes, sendo que de ano para ano aumenta o número de novos casos da doença. A média anual de psicopatia até 2009 situava-se na ordem de 2425 casos."
Podem ser considerados dois momentos interligados na disciplinarização social que tem o seu auge no século XIX europeu: o classificatório e o organizador. O classificatório, baseado na Razão e na lógica binária (lei/caos, objectivo/subjectivo, espírito/matéria, corpo/alma, bem/mal, racional/irracional, são/doente, normal/anormal, perigoso/inofensivo, interior/exterior, civilizado/atrasado, história/a-história, etc.); o organizador panóptico, que dota os hospitais, as escolas, as prisões, os diferentes aparelhos do Estado enfim, de princípios espaciais de assepsia política: ordem, norma e vigilância permanente. O desenvolvimento rápido da estatística e da polícia é, a esse respeito, sintomático.
(continua)
1 comentário:
Existe uma correlacao perfeita entre essas cifras e as vastas plantacoes de suruma na regiao...hoje, muito mais lucrativas, do que as agricolas, frutiferas e a pecuaria.
Enviar um comentário