09 agosto 2010

Bom dia, obrigado

“Bom dia, obrigado” – é assim que muitos Moçambicanos respondem quando cumprimentados. Não basta o bom dia como nos países frios: acrescenta-se o obrigado carinhoso. Somos um povo quente.

6 comentários:

V. Dias disse...

É verdade. Por acaso somos um povo respeitoso. Diz-se que quando um povo é esfomeado, facilmente se verga. Eu não acredito nisso.

Respeito igual vi no Malawi. Os malawianos se ajoelham quando saúdam o próximo. Vénia? Talvez. Na verdade nunca percebi porque.

Mas também constato que no centro e norte do país as pessoas não só se cumprimentam dessa forma, "quente", como também dão de "bacela" as mãos e/ou dois beijinhos! E para não ser injusto com a zona sul, o respeito é algo que se preza.

Ainda não perdemos os bons modos!

Zicomo

Anónimo disse...

Bom dia, não é só um cumprimento (bom-dia), Bom dia significa também desejar um bom dia. E aí agradecemos a quem nos deseja um bom dia.

Carlos Serra disse...

Fátima: aqui vai, então, os eu comentário:
"Olá, Professor!
Queria escrever este comentário no “Bom dia, obrigado”, mas não consigo ver as letras que devo reproduzir. Devo ter que actualizar alguma coisa no meu computador. Aqui vai, então, a minha questão: Por que razão escreve 'moçambicanos' com letra maiúscula? Não sendo isso uma norma da ortografia do português, deve ser visto como tendo algum valor significativo, que não creio ser o que pretende na sua frase. Creio, sim, tratar-se de uma interferência do inglês que se começa a generalizar desnecessariamente entre nós.
Gostei da entrada e da explicação do anónimo.
Um abraço.
Fátima"

Mausse disse...

Seria importante analisarmos tb o seguificado do bom dia, pra a gente do Sul e naturamente dito em changana e os cumprimentos demorados que se seguem a esse acto.

Enfim a nossa cultura é bastante rica e tem muito que se diga.

Foquiço disse...

"Bom dia, obrigado!"

Anónimo disse...

No Brasil, dito também um "país quente" basta o "bom dia". E o meu "obrigado" deixo num sorriso.