01 julho 2010

Termos úteis: geração e viragem (4)


Mais um pouco da série, a propósito de um tema que tem produzido na imprensa local muitos seguidores entusiastas e alguns críticos.
Vejamos, agora, a segunda razão.
A segunda razão está associada à missão apelativamente atribuída à chamada geração da viragem: a de combater a pobreza. O objectivo - politicamente proclamado e sistematicamente repetido em certos canais - é o de eliminá-la.
Esse objectivo é proclamado para surtir efeitos na sociedade, no país, considerados entidades gerais, uniformes, neutras. As regras sistémicas pelas quais se rege a sociedade, o país, são ostensivamente ignoradas. Que regras são? As regras capitalistas, regras que são permanentemente produtoras de desigualdade e de exclusão sociais.
Temos, assim, um projecto político mobilizador, de forte coloração milenarista, que pretende fazer acreditar na possibilidade de êxito de luta contra a pobreza no interior de um sistema social cuja lógica é a de produzir pobreza ininterruptamente. O projecto é politicamente útil justamente porque evacua, porque dá por inexistente essa lógica excludente.
Imagem reproduzida daqui.
(continua)

Sem comentários: