No "Mediafax" de hoje, aqui.
Adenda às 16:15: editorial do "Notícias" de hoje, aqui.
Adenda 2 às 16:52: citado pela Rádio Moçambique, o ministro do Interior, José Pacheco, afirmou que Bachir tem "ficha limpa no contexto jurídico moçambicano". Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
21 comentários:
A resposta da Embaixadora americana ao Bachir, é politicamente correcta!
Linette
Tem lógica o posicionamento americano. Vejamos: os EUA não disseram ao México para prender o barão da droga Sergio Barran. Também não exigiram que os barões do Afeganistão sejam julgados pelo seu governo. O mesmo sucede para o caso moçambicano. Ora, o que foi acionado foi apenas a Lei que os EUA têm para combater a droga em território Americano. O Presidente Kenedy na altura já assinava esta informação do Departamento do tesouro, fêz Richard Nixon, Ronald Reagen e.... em 2011 o Presidente Obama também vai assinar uma outra. Portanto, caberá aos governos cujos cidadãos são acusados decidirem o que fazer: ou congelam os bens enquanto investigam , ou então fica tudo como está. Paira no ar a teoria da conspiração contra o nacional MBS. Disse que nunca foi aos EUA, será?
Num momento destes, devemos manter-nos "lúcidos" e sem perder o "norte".
Linette, como é que a resposta pode ser politicamente correcta essa tal de embaixada é a representacão americana em Mocambique? Qualquer explicacão devia ser dada pela embaixada americana, nem que fosse para dizer ao Bachir que só mse pode explicar ao DTA.
Nipiode, ma são esses mesmos americanos que prenderam o Estrada; onde está a lógica?
Para ambos, em direito existe o princípio da presuncão da inocência até prova em contrário. Sendo assim, é o DTA que fez a acusacão e, por isso, cabe ao DTA fazer a prova dos factos que acusa ao Bachir. Não basta o DTA dizer algo para logo a seguir passar a ser verdade e nós estarmos aqui a condenar o pobre rico "empresário nacional".
No meio desta história só uma coisa me intriga: porque é que não pediram às autoridades mocambicanas para investigar ao homem?????
AAS
"Nada está oculto senão para ser manifesto, e nada se faz escondido senão para ser revelado." Paulo Coelho, escritor brasileiro.
O Sr. Bachir não pode esconder por muito tempo as suas artimanhas. Bem dizia Samora Machel em alto e bom tom, ali no campo Desportivo de Tete, o seguinte: "gato é sempre gato, o rabo fica sempre de fora."
E é verdade, mesmo que esse gato não tenha rabo, acontece aparecer casos desses, há-de sempre vir à tona o seu corpo. E zás. CAIU A MÁSCARA.
Podem dizer alguns que o Muna (Viriato Dias) está aqui a fazer julgamento em público, como faziam os tipos da inquisição, porém, sempre achei que a riqueza daquele homem, Bachir, não provinha apenas de vendas de capulanas "Lurdes Mutola, ou Josina Machel", mas sim de fontes que agora o Departamento de Tesouro dos EUA acaba de revelar.
O nosso Governo é uma seca. Diz que vai responder. Por hora é permaturo. Sinceramente. Isto só mesmo em Moçambique. Está à espera que o ladrão roube para depois, sei lá quando, eles fecharem a porta?
Zicomo
Bachir precipitou-se. Ameriacanos foram inteligentes. E agora. Há-de colaborar com o DT? A ver vamos, camarada. Prove a sua inocência. Até poderá ter a chance de entrar nos EUA, já que disse que nunca lá foi.
"Proletarios de todo mundo, uni-vos!"
Claro que o sr. Ministro do Interior tem razao.
Ate Agostinho Chauque tem uma "...ficha limpa limpa no contexto juridico mocambicano...". Nunca foi julgado, nem condenado pelos crimes de que era acusado...
O unico criminoso provado no seu caso - tal como sugere o SAVANA - e a Policia que o abateu em pleno "trabalho" por manifesta brutalidade.
E que segundo os nossos impolutos causidicos, todo mundo e inocente ate prova em contrario.
Mesmo que NOS sejamos a propria prova.
E ou nao e, sr. Ministro?!
Caro AAS
Meu caro compatriota, acha que o governo não teve informacão? Acha o meu caro compatriota que o relatório publicado em Marco pelos EUA que aponta Mocambique como corredor de drogas não chamou atencão ao nosso governo para se informar sobre o caso? E se não tiver feito, não pode ser a nossa preocupacão sobre a seriedade do nosso governo?
E COMO PODEMOS JULGAR A RESPOSTA DA EMBAIXADORA AMERICANA ao pedido que mesmo eu, um crú em questões diplomáticas e do Estado sabia que ela nunca receberia Bachir, pois que seria violar as decisões presidenciais do seu país?
O adido disse que o nosso governo recebeu os detalhes. Será que este (o nosso governo) vai nos dizer tudo sobre os detalhes? Eu acho que não, e como muita razão. Pois, embora eu esteja curioso, sinto-me obrigado a reconhecer que há assuntos que precisam de tratamento muito cuidadoso.
Podemos imaginar o que pode conter na informacão ao nosso governo, ou não?
"Porque é que não pediram às autoridades mocambicanas para investigar ao homem?????" Eu nem sei responder sobre isto, mas qual é a regra? O DTA pediu ao México, a Guiné e outros países para investigar os barões?
Caro Nipiode,
Eu também estou muito curioso em saber se é verdade que Mohamed Bachir Suleman nunca tenha pisado nos EUA. E se é verdade até sou curioso em saber das razões.
Caro Matusse
Bachir precipitou-se sim. Talvez ele pensasse que tudo sobre ele continha naquilo que foi publicado para o acesso de todos. Mas o melhor é mesmo ele avancar agora com uma queixa contra Barack Obama nos EUA. Assim ele vai pisar pela primeira vez o solo americano.
Caro Viriato
Quem quiser que te condene, mas há muito a questionar em volta de Bachir. Aliás essas perguntas já existiam ANTES. Porquê tanto amor assim aos homens do poder? Presidente da República, Partidão, Polícias? Porquê não às criancas famintas, pediatrias, etc? Alguém pensa que se houvesse milagre e um partido da oposicão ganhasse em Mocambique ele nao passaria a amar ao novo Senhor?
Sim, que o nosso compatriota Bachir prove que não está ligado ao negócio de drogas. Será honra para todos nós.
Caro Reflectindo,
Acho sim que o governo tenha informacão e quanto ao resto, estou (quase) plenamente de acordo contigo. Numa minha curta postagem ontem, perguntei se este era a ponta do iceberg ou se o iceberg todo, pois o DTA não faria uma acusacão destas se não tivesse provas evidentes.
Digo quase porque não cabe ao Bachir provar que é inocente, mas sim ao DTA provar que o Bachir é traficante. Tão simples quanto isso.
Com a minha postagem anterior só quiz chamar atencão ao facto de alguns dos comentadores estarem já a condenar ao homem. Claro que somos livres de suspeitar e questionar a riqueza do homem, mas não vamos partir logo a acusar porque se nos pedirem para provar as nossas acusacões em tribunal... duvido que o provaríamos. Desta feita, como a acusacão vem dos States, vamos logo na boleia.
Por isso, reflectindo, estou atento ao debate, mas sem inverter ao princípio básico da inocência do acusado até prova em contrário e não "segundo os nossos sanichões e impolutos causidicos" todo mundo é criminoso até prova em contrário.
AAS
Acho que o governo esta a tentar ganhar tempo, a manter a silencio e defenir o seu posicionamento,a fim de "descalcar a bota quente e apertada"
'E natural que assim seja, essa sempre foi a estrategia, embora acho que nao vai resultar como das outras vezes,
Falta credibilidade ao nosso governo, e as suas accoes em defesa de Mocambicanos limpos de Verdade nunca foi positiva,
A situacao ja era insustentavel, acredito que 'e opurtunidade para o governo colaborar com o DTA,e nao entrar em confronto,muito menos entrar numa de "vaidoso ofendido" como foi o bashir no press-conference,
Quanto ao Ministro de interior, nao esperava outra reaccao dele,
Quanto ao editorial do Noticias, achei o "tom" muito sem auto-estima, se considerarmos que o noticias sempre teve um "orgulho mocambicano" muito proprio contra aqueles que se "intrometem" em questoes de soberania nacional,
Deve ser por gostarmos muito de Barack Obama, com certeza,
Como é então os papagaios habituais da praça andam caladinhos? vaziou a autoestima?
Zé Tivane da esquina
Inocente ate prova ao contrario.
contudo:
Bachir meu irmao
esta na boca do leao
melhor tirar capulana e abrir o porao.
Capoeiras capulanas
baroes e Obamas
batuques calados na hora das ma`s famas.
Essa perola q de muitos e nacao
esta manchada e muitos anos la irao
tenha culpa ou nao.
E impressionante a celeridade das instituicoes do governo (policia, procuradoria, negocios estrangeiros, etc) face ao caso Bachir. Porque sera que nao sao tao celeres quando se trata de cidadao comum? temos o exemplo dos mocambicanos condenados no Malawi, cidadaos presos tambem por traficar droga no Brsil, A. Sul, etc mas que nunca mobilizram tanta "boa" gente e em tao pouco tempo. Espero que isto seja sinal de mudanca, que todo mocambicano mereca o mesmo tratamento e proteccao do governo, ou sera que estou a pedir demais?
As perguntas acima podem parecer desnecessarias porque parece que todos conhecemos a resposta
ANÓNIMO AAS
Continuo afirmá-lo, que a resposta da Embaixadora foi politicamente correcta.
Ela encaminhou ao Bachir a fonte!
Naturalmente, seguindo as instruções do seu Estado!
Cada Estado, tem as suas regras de como tratar determinados assuntos em relação a matérias de caracter Internacional,como tambem canais de Estado para Estado.
Neste caso, refere-se a um empresário Moçambicano com uma acusação muito pesada e membro do partido no Poder! .
O Reflectindo foi mais preciso na sua postagem!
O silêncio do Governo Moçambicano, em representação do Estado, logo após a divulgação da notícia, não foi politicamente correcto!
preocupou-nos!
Só ontem, a 04 de Junho no telejornal,o Vice Ministro Banze apareceu publicamente.
Quantos dias depois?
Ainda não ouvi declarações públicas do partido frelimo de qual o Bachir é membro activo!
O Governo dos EUA, vai mais longe em providênciar para a semana, video conferencia directamente do tesouro com os nossos jornalistas!
O que nos interessa, é que ele Bachir, prove a sua inocencia!
Linette,
que continuas a afirmar que a resposta da embaixada dos EUA foi politicamente correcta, é tua opinião e não vou discutir. Também sei que cada estado tem as suas regras, mas também sei que existem regras comuns aos estados.
Linette Olofsson, sabes e bem sabido que não cabe ao Bachir provar a sua inocência, mas sim ao acusador provar os factos que alega. Tão simples é a presuncão da inocência! Amanha virão os EUA dizer que a Linette é terrorista e passas logo a ser terrorista só porque alguem disse? Não terá esse alguem que provar que tu es aquilo que alega seres?
Linette, e porque é que o partido frelimo deveria sair em defesa do seu membro que antes de membro é um cidadão "como outro" qualquer?
Se há razões para investigar, isso é assunto da justica. Não achas melhor, Linette, aguardarmos pelo desenrolar dos acontecimentos em vez de partirmos logo a rotular alguem só porque o outro disse?
Eu também acho que este é só a ponta do iceberg. Há muito ainda por ser dito e visto. ja ouvi aquí que o próximo passo será uma operacão conjunta FBI/SISE para encontrarem os lavadores de dinheiro.
AAS
Caro AAS
Pelo que me lembro, postei aqui um comentário reagindo a tua resposta.
E fazer o que?
De todas as formas obrigado.
Anonimo AAS!
Em algumas pequenas coisas, tens razão!
Pareces defensor do Bachir e do partido frelimo!
Não tem nada de mal...
Não me faça uma compração dessas...
Estou muito longe desses caminhos e desses modus vivends!
Concordo contigo de que devemos esperar!
Entretanto, vamos comentando e recordando...
Reflectindo,
Ja respondi que concordo em muitos aspectos com a tua postagem, que o DTA não faria uma acusacão sem fundamento, mas a minha postagem foi mais no sentido de chamar atencão ao facto de muitos de nós partir logo para a condenacão.
Acho que a maioria dos que acedem á este blog, são pessoas "formadas & informadas" sendo, por isso, importante não perder o "norte".
Fazer o quê?
Reflectindo, continuar atento ao desenrolar deste e dos próximos capítulos, interrogar-mo-nos sobre cada passo que o partidão e os seus ministros derem, comentar e recordar.
Linette,
Só porque concordas comigo que devemos esperar, que devemos comentar e recordar, já é muito bom, foi por isso que escrevi que não deviamos precipitar em condenacões. Não quis fazer comparacão nenhuma, Linette, quis apenas mostrar uma "possibilidade possível" dos EUA classificarem-te e, nõ seria isso que tornar-te-ia aquilo que eles dizem ou acham. Só isso, Linette.
Achas que estou a defender o Bachir e a Frelimo??? Linette, quero que estes dois vão para aquele sítio que todos sabem onde fica, mas que ninguem gosta.
Pase bem e um bom fim-de-semana.
AAS
Calma,
Nao precisamos de stressar uns com os outros,
ja apenhei um esgotamento aqui, o Viriato esta stressado, Linette emocionada, AAS perdeu paciencia, Ricardo ainda mantem alguma energia, UmBhalane parece que meteu ferias,
O Professor esta tentar fazer nos sentir a "Malaika",
Vamos ficar calmos,
'E o Climex.
AAS...
Não precisas de ficar assim tão stressado!
Foi uma suposição e não afirmação!
Calma!!!
Abdul Karim...
rir-me a valer com o teu post....
Passou, ja passou, Linette.
Karim, o stress é causado pela demora no andamento do caso MBS/DTA; achas que os yankees dizem as coisas à toa? e quantos mais barões não andaram por aí? todos queremos ver as verdades expostas e... enaquanto nao aparecer, surge aquele stress muidinho.
Já passou.
AAS
Optimo AAS,
Quanto mais calmos, melhor a nossa capacidade de analise, melhor aproveitamento de opurtunidades e no geral melhor a nossa performance,
Nao te preocupes com os "baroezinhos", 'e hora deles se preocuparem,
Vamos focalizar naquilo que queremos para nos, tem muito Povo que precisa de alivio, muito Povo com fome, 'e nesse alivio de nos devemos concentrar,
Ja mudou tudo, olha bem, nada 'e mais igual a ontem.
Enviar um comentário