O "Diário da Zambézia" foi à província de Nampula e reporta que hoje e amanhã realiza-se na capital da província do mesmo nome um seminário regional sobre o Diálogo Social Tripartido. O penúltimo parágrafo do texto do jornal está em epígrafe, a edição está aqui.
Pergunta: em lugar de ser pensado pelos temas propostos, pode o leitor pensar no papel que Estado e Capital desejam que os sindicatos desempenhem?
3 comentários:
Acredito que o estado e capital pretendem que o papel dos sindictos seja o de garantir estabelidade e manutencao do partido politico no poder, de modo que os lucros do capital se mantenham com altos retornos, tomando em consideracao que o nosso estado 'e controlado pelos "empresarios de sucesso" que sao acionistas das empresas, empregadores, lideres do partido no poder e governantes.
Tranformando assim os sindicatos em "seus" instrumentos de imposicao e legitimizacao do poder politico do partido e do governo.
"...papel que Estado e Capital desejam que os sindicatos desempenhem?"
Em linguagem Portuguesa diria - cordeirinhos;
em linguagem Moçambicana, e não sei se é a mais correcta, impalazinhas - animais dóceis, e muito bonitos, muito pacíficos, e que servem de alimento aos carnívoros, também.
O meu contributo.
Cá no Brasil,ao final nossa Ditadura Militar, tivemos um movimento Sindical, onde alguns sindicatos eram apenas "Pelegos" e seus dirigentes obtinham "beneces pessoais" junto ao Capital. Nossa CUT-Central Unica Trabalho conseguiu formar o PT-Partido Trabalhador e em 2003 elegeu um Operário, Torneiro Mecânico como Presidente Brasil, qual vem tendo bastante sucesso. Antes dele, um Catedratico,da Elite Burguesa,Sociólogo, filho de General Exército foi presidente e "arrumou a casa" colocando o pais no trilho do Crescimento.
É isso, todos tem que aprender antes. Talvés um Partido Trabalhador forte, ai em Moçambique pudesse contribuir.
Não será dessa forma, proibindo o Trabalho nos feriados, que será dado um bom início. Boa Sorte a todos, Seu pais esta a muito a merecer . Jose Soares
Enviar um comentário