11 fevereiro 2010

"Tribalismo"

Num trabalho com o título "O peso das etnias e o poder político", o eng. Noé Nhantumbo acha que o tribalismo é o principal inimigo da unidade nacional. Isto, a propósito do que chama "remodelação da estrutura directiva" do MDM. Aqui.
Pergunta aos leitores: em que factor (es) nos baseamos quando afirmamos que o "tribalismo" existe?
Adenda às 9:24: no "O País" online lê-se hoje que Deviz Simango exonerou a comissão política do MDM. Aqui.
Adenda 2 às 9:31: o jornal anteriormente referido apresenta a administradora da cidade da Beira, Sabina Santos, agastada pelo facto de os régulos locais não mostrarem sinais de que querem ser reconhecidos pelo Estado. Mas o jornal avança com a hipótese de os régulos estarem ligados ao município em geral e a Deviz Simango - edil - em particular. E 2007, "receberam fardamentos, insígnias, telefones celulares e motorizadas e o CMB fixou um certo valor como subsídio mensal (...)". Aqui.
Adenda 3 às 9:38: já agora, recorde as minhas postagens de 2008 com os títulos A guerra dos dons e dos créditos: CMB oferece ambulância e balneários e A competição política dos dons, respectivamente aqui e aqui.
Adenda 4 às 16:10: no semanário "Savana" com data de 12 de Fevereiro de 2010, Deviz é manchete com o título de capa "Um galo ditador?", antecedido do antetítulo "Daviz Simango dissolve Comissão Política do MDM". Na página 3, o antetítulo é "Com a dissolução da Comissão Política do partido" e o título é "Daviz Simango divide MDM".

10 comentários:

umBhalane disse...

MOÇAMBIQUE, um caso interessante, um bom laboratório...

ricardo disse...

Owh! Já colocaram o adivinhómetroa funcionar. Até já sabem que são os "NDAUS" que vão para o poder. Ninguém presta a tenção ao facto de alguns senhores da Comissão Política serem hoje deputados. E que, se calhar por isso, deverão ter que se ocupar mais com Parlamento para estar - mais agora que nem sequer serão bancada - Até já dizem que é a RENAMO. Só falta dizer que todos governam como a FRELIMO também. E para terminar, até os Régulos estão na berlinda. Engraçado. A sra. Administradora, que não se conhece real atribuição na Beira, senão armar "barracas" com os munícipes é agora citada. Pois, em verdade V. digo, srs. Duhring, é justamente pela péssima qualidade dos quadros e agentes de Estado que a FERLIMO nomeia desde 1975 que a Beira ainda não está nas suas mãos. Se pudessemos resumir em duas palavras as qualidades dos mesmos diríamos: arrogância e incompetência. E Daviz, pode ser incompetente, mas certamente nunca foi arrogante. Isso é uma vantagem.

E não me digam amanhã que em Moçambique os opinion-makers querem a mudança. Possivelmente, mas que não mude tanto ao ponto da situação ficar diferente da que está agora.

A isso chama-se situacionismo. Ao seus adeptos, Homens do Sistema.

Basilio Muhate disse...

Daviz Simango violou os Estatutos do MDM ao dissolver a Comissão Política Nacional do MDM pois não tem competência estatutária para tal. A Eleição da Comissão política é matéria de Congresso. Mais do que as questões étnicas e tribais há que ver o aspecto legal da decisão do líder do MDM.

Linette Olofsson disse...

No multipartidarismo os régulos ou autoridade tradicional, autrora renagados pela frelimo, são livres de aderirem aos partidos que bem entenderem e que melhor os representarem segundo a história, sempre existiu um conflicto depois da Independencia Nacional...

Eles sempre foram o farol da nossa sociedade tradicional, é preciso respeitar isso, assunto que a frelimo substimou.

Durante a segunda luta de libertação deste País,eles foram acolhidos durante o conflicto pela renamo, fazendo parte das zonas libertadas da renamo e das zonas onde havia a dupla governação.

Esta situação, vive-se hoje em diversos distritos do centro e norte do País.
Renegam o partido frelimo de forma declarada, colaboram apenas com administração local no que diz respeito aos programas de saúde educação e outros em benifício da população.
Muitos regulados ainda não aceitam os tais fardamentos redículos (para mim)...apenas a bandeira do Estado Moçambicano.
Os regulados onde não aceitam a frelimo, são excluídos e marginalizados do desenvolvimento.
Não só, presos apenas por esta causa.
Quando deputada, durante o exercício mandato, assisti e resolvi conflictos junto da adminstraçao local.

A frelimo, para tentar resolver esta questão, introduziu o decreto de lei, 15/2000 se a memoria nao me trai.
Mesmo assim, não têm conseguido convencer com um certo sucesso a autoridade tradicional.
Não é só na Beira que acontece este fenomeno.

A maioria da autoridade tradicional na Beira, apoia ao Presidente do Município.
Não veijo mal algum em obterem telefones celulares, será que os GDS não o tem? Estamos em pleno século XXI é um acto normal, é desenvolvimento!

Linette Olofsson disse...

Li com atenção a peça do EURICO DANÇA!
´Diz ele o seguinte:

Apesar de Daviz Simango ter poderes para demitir nomear membros da comissao politica, as nossas fontes acham que não é momento opurtuno para tomada de decisoes draconianas.

Ao que me parece, não há fontes mas sim 1 única fonte descontente que está a desencadear todo este alarído.
O que não é opurtuno é,a tal fonte usar os orgãos de comunicação social para expor as suas preocupações, deixando de o fazer em foruns própios.

Não sei porque decisões draconianas?!!
Grave afirmação!!!
São decisões tomadas nas duas ultimas reuniões da Comissão Politica alargada com representação de todos os círculos eleitorais e respectivas organizações sociais do MDM.

É hora da sua implementação!!!
É tão simples com tal, não há pessoas insubstituíveis!

Tudo é possível em política e sobretudo dependendo dos momentos que se estão a atravessar.

O momento da criação do MDM foi um!
Hoje, estamos numa outra etapa deste exigente e creativo projecto que é o MDM.

As pessoas inteligentes falam sobre as ideias, as comuns sobre as coisas e as mesquinhas sobre as pessoas!
Como foi dito num dos semanários da Praça; i inquietação, vem de um membro com curta visão na forma de estar e de fazer na política.
Polítca! é um processo dinamico, muitas vezes temos que recurar para uma melhor estrategia e avançar quando é momento de avançar.
Tudo isto, faz parte da dinamica da ciencia política, é um processo!

Não foram violados os Estatutos
Basílio.
Deixem o Galo cantar! muitos ainda necessitam do despertar do Galo no campo, nas aldeias deste vasto Moçambique!
Linette

Basilio Muhate disse...

Noe Nhantumbo admite a hipotese de existencia de infiltrados no MDM. Provavelmente isto esteja por detras da violacao dos Estatutos por parte de Daviz Simango, para tirar os infiltrados da Comissao politica e substitui los por membros de Confianca.

Virou cultura politica dos principais partidos da oposicao usarem o nome do partido no poder para justificarem as suas piores gralhas politicas. Ate os atrasos de membros a algumas reunioes ja foram justificados como sendo resultado de uma accao de sabotagem por parte do partido no poder.

Daviz Simango nao esta em condicoes de falar sobre um Mocambique para todos neste momento, muito menos sobre democracia se em sua propria casa nao se verificam essas permissas.

Daviz Simango deve vir a publico explicar como e possivel violar um estatuto publicado em BR antes da realizacao de algum Congresso que altere as suas competencias, porque senao nao havera coerencia entre o seu discurso e as suas praticas.

Ainda e importante que se liberte o centralismo de Beira e Buzi nas liderancas do MDM para que nos convencamos que Mocambique do MDM e para todos e nao apenas para Daviz Simango, seus familiares mais proximos e cidadaos da Beira e de Buzi...estas coisas nao se demonstram com discurso mas sim com actos.

Nao estamos a impedir que o galo cante...pode cantar a vontade, so estamos a dizer que ha outros animais no quintal.
Ademais, se estas mexidas na Comissao Politica forem para acomodar mais sofalenses e familiares seus na Comissao Politica do MDM, entao que os mais atentos tirem as suas proprias conclusoes.

Nao podemos advogar democracia antes de sermos verdadeiros democratas, nao da certo. Nao podemos falar de Mocambique para todos se nao conseguimos ser inclusivos na nossa propria casa. O MDM tem que ser coerente a ponto de, antes de falar de despartidarizacao da funcao publica, tratar de desfazer-se das inumeras celulas que tem no Municipio da Beira nas instituicoes publicas.

BMatsombe disse...

membro da Frelimo, o Sr Muhate deve saber quanto os servicos de contra-inteligencia trabalham para em muitas circunstancias sabotarem aqueles que preocupam, que sao considerados perigosos. Ademais o sr Muhate quer mostrar que sabe o que se passa dentro do Mdm. Naturalmente que o Sr Muhate apenas ve mal fora do seu galinheiro especialmente para com o MDm, que muito incomoda. Meta-se no seu galinheiro e deixe os outros em paz, avalie a democracia no seu galinheiro onde a historia esta cheia de doencas. Arrogante, o sr Muhate, agindo de má fe, armado de discurso tribalista.

Basilio Muhate disse...

Matsombe, rapida resposta os meus parabens pela preocupacao.

Pena que tenha se desviado do tema central para discutir pessoas. Vale a pena recuperar o que a Linete tem dito afirmando que homens sabios discutem ideias e ignorantes discutem pessoas.
Desculpe professor Serra, agrtadecia que as regras de conduta no seu blogue fossem respeitadas. Nao vou dialogar mais com este senhor nestes moldes.

BMatsombe disse...

"violacao dos estatutos por parte de Daviz Simango", "Daviz Simango não esta em condicoes de falar sobre um Mocambique para todos neste momento", "ainda é importante que se liberte o centralismo de Beira e Buzi nas liderancas do Mdm", "se estas mexidas na Comissao Politica forem para acomodar mais sofalenses e familiares seus na Comissao Politica do MDM, entao que os mais atentos tirem as suas proprias conclusoes", "MDM tem que ser coerente a ponto de, antes de falar de despartidarizacao da funcao publica, tratar de desfazer-se das inumeras celulas que tem no Municipio da Beira nas instituicoes publicas." O Sr Muhate continua arrogante, tribalista, de ma fé, bom aluno do sr Paunde. Honestos discutem realidades, desonestos inventam falsidades. Sao suas ideias e nao a sua pessoa que tenho em conta sr Muahate, membro da Frelimo que quer mostrar que sabe muito da casa do Mdm...

ricardo disse...

Justamente, por etica, o sr. AUTOR de "Frelimo e que fez, Frelimo e que faz" deveria limitar-se ao contexto politico da sua intervencao.

Questoes juridicas sao discutidas em forum proprio. Se algum membro do MDM se sentiu desapropriado de seus direitos por conta dos actos do sr. Daviz, entao que use os dispositivos legais para impugnar tais actos.

Assim ficariamos ate a conhece-lo.

Mas parece-me que e o sr. Frelimo que esta mais interessado em levar esse assunto a baila. Baixo nivel etico. Em politica, tambem ha etica. E como o sr. Muhate segue as peugadas do sr. Macuacua, deveria aprender esse principio basico.

E quanto a violacao da Lei, estamos conversados, porque V.Excias sao o pior exemplo disso. Tempos houve que V.Excias fizeram passar verdadeiras enormidades juridicas na AR, que la teriam ficado, nao fossem reclamacoes colocadas nos seus reais destinatarios: a Justica. Porque, politicamente, nas V. proprias palavras, eram "questoes que diziam respeito a Frelimo e ao seu Programa de Governacao". E mais recentemente, o SG da Frelimo veio dizer que TODOS os cargos de chefia na funcao publica seriam exclusivamente ocupados por membros da Frelimo. Violando dezenas de artigos do Estatuto do Funcionalismo Publico e mais de uma centena da Lei-Mae da Nacao. Quando, um dirigente do maior partido de Mocambique e que esta no poder DA O EXEMPLO de desrespeito total das Leis de toda uma Nacao, instituindo um Apartheid Negro, que legitimidade tem seus membros de pedir contas juridicas ao MDM, um partido, onde se filia livremente e nao por imposicao das celulas?

Bem pregava o Frei Tomas, faz o que eu digo, nao o que eu faco.