08 fevereiro 2010

No DZ


A conferir no "Diário da Zambézia" de hoje, aqui. Recorde dois livros meus sobre linchamentos, aqui.
Perguntas aos leitores:
1. Por que razão ou por que razões os autores de linchamentos não recorrem aos órgãos oficiais de justiça?
2. Que solução ou que soluções devem ser adoptadas para impedir os linchamentos?

7 comentários:

BMatsombe disse...

Muitos roubos - indivíduos suspeitos - polícias sem provas e sem meios para sustentar suspeitos - polícias suspeitos de serem coniventes com ladrões - justiça sumária...será assim a imaginação das pessoas?

Carlos Serra disse...

Um argumento dedutivo interessante.

Jorge Saiete disse...

Bom dia Professor, Por favor peço o teu email, preciso entrar em contacto com V.Excia. pode mandar para jsaiete@yahoo.com.br

Carlos Serra disse...

Olá. Basta entrar no meu perfil, está lá...

Anónimo disse...

prof.
A policia"tribunais# anda ausente, perdeu credibilidade a populacao nao confia os e como se nao bastasse andam por ai solturas suspeitas por isso a populacao opte em fazer justica pelas proprias maos, que e de lamentar de fact.
Mario Litsuri

Unknown disse...

Prof. permita-me que conte um pequena estória que minha avô me contou.

Uma amiga da minha avô, de nome NWAMAVUMANHANI vivia com os seus dois netos um de 10 anos e outro de 6 anitos.

Um dia o mais venlhinho dos netos, atirou um bloco de betão sobre a cabeça do mais novo, já deve imaginar a gravidade disso!

É quando a Nwamavumanhane questionou- Menino, Por que fizeste isso? o menino respondeu-ele foi o primeiro a picar-me com espinha do limoeiro vovô. E por que não disse? veja o que fizeste o teu irmão quase lhe matava!...

O menino respondeu endagando, Vovô ia fazer o quê? porque das vezes que ele me provocou e eu queixei, não houve nenhuma sansão porque ele correu e vovo nào conseguiu lhe apanhar para lhe sancionar!

Portanto, o Estado precisa de um sistema de justiça que faça os lezados se sentirem ressarcido dos crimes idiondos dos supostos criminosos.

A questão da justiça em Moçambique é uma verdadeira guerra, onde os militares do Estado não conseguem responder a necessidade de segurança e os populares vê-se na contingência de usarem catanas, machados e outros meios para responderem a essa guerra. isso acontecia na gerra dos 16 anos, os populares desarmados há vezes que capturavam os "xitsanganis" (crianças capturados pela RENAMO e posteriormente usados como militares)...

obrigado Prof.

ricardo disse...

Respondendo às questões:

1- Porque os órgão de justiça estão descredibilizados, porque:

a) são parciais;
b) incompetentes;
c) o procedimento que sustenta a lei carece de revisão.

2- Governar com accountability (esta palavra perde o seu peso quando é traduzida para Moçambicanês) ou "prestação de contas", ou seja:

1- Libertar os centros urbanos de bombas sociais criando motivos de interesse fora das cidades. É preciso esvaziar as cidades;

2- Levar o Governo aos cidadãos e não o contrário, responsabilizando-os individual e colectivamente;

3- Educar o Homem, mas respeitando-o;

4- Dar o exemplo como Líderes, destacando os ganhos, mas assumindo os erros também.