O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

29 abril 2016

Administrador desmente notícia de vala comum com 120 corpos

O administrador da Gorongosa desmentiu hoje a notícia de terem sido encontrados 120 corpos numa vala comum naquele distrito, acrescentando que tudo partiu de uma notícia na "Voz da América". Por sua vez, o mesmo desmentido foi feito pela polícia. - "Rádio Moçambique", programa jornal da noite das 19:30.
Adenda: a notícia tem causado impacto no Facebook, acompanhada de fotos absolutamente sem relação com a suposta vala. Veja-se por exemplo esta sofisticada foto da "Voz da América":
Adenda 2: em comentário neste diário, mas também em duas páginas do Facebook, eis o que escrevi: "Esta tarde, no Facebook, chamei a atenção para duas notícias sobre os ditos corpos, estando numa uma foto com coisas [presumíveis corpos, mas podiam pedras...] dentro de sacos plásticos negros, com inscrições a branco, estando noutra soldados com bóinas vermelhas. Evidentemente que se procurou com as fotos, aparentemente não pertença da "Lusa", mostrar num caso tecnologia de ponta no enterro em vala comum, uma imputação às forças governamentais noutra. A história dos corpos carece absolutamente de investigação. Finalmente, pelo menos a "Folha de Maputo", citando o administrador da Gorongosa, já desmentiu a notícia. Também neste caso é necessário investigar. A dúvida metódica é sempre útil, especialmente quando se juntam vários fenómenos havidos por negativos e acabamos nuns casos por os termos todos como reais, noutros por dotá-los do mesmo coeficiente de validade."
Adenda 3 às 22:15: "No Facebook circula uma fotografia da alegada vala comum. Porém, a mesma é falsa pois se trata de uma vala comum nas Filipinas. A referida fotografia foi tirada há mais de quatro anos e retrata vítimas das cheias a serem sepultados numa vala comum. A mesma circulou na imprensa portuguesa em Dezembro de 2011." - um texto da "Agência de Informação de Moçambique", aqui.
Adenda 4 às 22:41: fungulamaso [=abre o olho, está atento], sempre.
Adenda 5 às 08:51 de 30/04/2016: confira aqui.

1 Comments:

Blogger Sir Baba Sharubu said...

Porque é que a "Voz da América" inventa noticias ?

2/5/16 2:03 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home