O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

11 abril 2015

Dois tipos de políticos

Podemos considerar dois tipos de políticos: o aspirina e o antibiótico.
O político aspirina é aquele que não tem qualquer intenção de alterar o coração e as regras de funcionamento de um país, propondo, apenas, medidas destinadas a remendar ou a melhorar o que já existe, aspirinas para suavizar a febre social, acalmar pequenas dores.
O político antibiótico é aquele cuja intenção primordial é a de alterar o coração e as regras de funcionamento de um país no sentido genuíno de melhorar a condição social dos seus habitantes, especialmente dos mais carenciados, o que significa também melhorar o meio-ambiente. Em lugar de ser pensado, o candidato-antibiótico pensa; em lugar de ser o peão vegetativo de um partido, é uma mais-valia pensante para esse partido; em lugar de favorecer colegas, amigos, companheiros de jornada e parentes, favorece os que não têm quem os favoreça e defenda; em lugar de ser a voz dos poderosos, torna-se a voz dos deserdados e esquecidos.

2 Comments:

Blogger Turma Mesd said...

Professor!
Tomara houvesse politicos antibioticos!
Se existem, sao raros de os conhecer! Alguem conhece algum!

12/4/15 11:26 da manhã  
Blogger Carlos Serra said...

Excepcionalmente o seu comentário é publicado. Espero que, se voltar a comentar, se identifique.

12/4/15 5:55 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home