08 agosto 2010

Já nos descolonizámos? (10)

Mais um pouco desta série com continuidade atrasada.
Deixei no último número estas duas perguntas:
1. A independência nacional representou também a independência social? 2. A independência nacional representou também o corte com a condição colonial de produtores de matérias-primas?
Em relação à primeira pergunta: a independência nacional pertencia a um projecto que, ao nível do grupo político hegemónico nos anos 70, coabitava com a intenção de atingir, igualmente, a independência social. O que significa independência social? Significa não a substituição de ume elite colonial por uma elite nacional mantendo-se intacta a medula das relações sociais anteriores, mas a luta por uma sociedade progressivamente evacuada das sequelas do colonialismo, a luta por uma sociedade com relações sociais diferentes das do capitalismo colonial, a luta por uma sociedade mais justa, mais solidária, menos desigual, mais redistribuitiva, mais democrática. Aliás, no seu "Lutar por Moçambique", Eduardo Mondlane escreveu que não faria sentido ter um Moçambique independente mas moldado pelas relações capitalistas.
(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

"Se vocês se recordam, nos anos 60, quando os vossos avós se batiam pela independência, diziam todos que era pela democracia.

E o que se seguiu foi que quando chegaram ao poder, durante um certo tempo, disseram: tenho sido tão bom dirigente para o povo que devo continuar.

E foi assim que se começou a mudar as leis, a intimidar e a aprisionar os opositores.

E assim passaram a combater jovens como vocês, cheios de futuro.

Só posso exercer durante dois mandatos, tenha ou não sido bom, mas assim é melhor porque significa que criamos uma cultura na qual as instituições são mais importantes do que as pessoas."


Barack Obama

Abdul Karim disse...

O "Big Brother" ja falou.

Acabou discussao de mais mandatos.

2 e ponto final.