Mais um pouco desta série.
Escrevi anteriormente que há três coisas a ter em conta: 1. A transformação dos clubes profissionais de futebol em fábricas de produção de jogadores; 2. A transformação dos jogadores em mercadorias; 3. A concorrência generalizada entre as equipas-fábricas-marcas.
Avanço para a terceira coisa.
As equipas são bem mais do que equipas de futebol: são empresas operando com mais-valia e taxas de lucro, são produtoras e gestoras de marcas de todos os tipos publicitários com base em predicados dos jogadores-mercadoria.
Cada jogador tem valor de uso e valor de troca como um carro, um computador ou um celular. Cada jogador é uma peça no mundo bolsista e segurador.
Em jogos, são, hoje, na realidade, bem menos equipas em competição, do que empresas em competição. Empresas que transformaram o mundo em mercados de compra e venda. Os mundos mais pobres são bons campos de produção barata de futuros jogadores-mercadoria.
Imagem retirada daqui.
(continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário