"O Conselho Permanente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), um órgão que reúne os bispos da igreja católica no país, alertou para a iminência do fim da unidade nacional, como consequência de interesses partidários e grupos contrários ao bem comum." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
A unidade nacional é projecto que só pode sobreviver se associado a igualdade de oportunidades e equidade na distribuição dos recursos do poder. Havia isso no conceito samoriano de 8 de Março. Já não há isso nas concessões mineiras, na gestão das empresas públicas, nas oportunidades de emprego com multinacionais. A unidade nacional é um projecto em falência porque os decisores , preocupados com a fome imediata, escolhem não investir nela como um bem durável.
Enviar um comentário