02 dezembro 2013

O boato do tira-camisa e a síndrome de Muxúnguè (5)

---"No terreno, não se constatou quem foi recrutado, onde, como, quando e nem o quartel onde eles estejam a treinar, neste momento. Estas cinco evidências não são comprovadas.”
---"No terreno, a nossa equipa de reportagem interpelou muitos jovens sobre o assunto, no entanto, ninguém conseguiu apresentar prova desta informação, limitanto-se apenas a afirmar que circulava informação de que muitos jovens estavam a ser recrutados para tropa."
---"Se as pessoas definem certas situações como reais, elas são reais em suas conseqüências."
Quinto número da série. Passo ao segundo número do sumário apresentado aqui2. Teorema de Thomas e estrutura viral de um duplo boato. Em 1928 dois americanos escreveram o seguinte: "Se as pessoas definem certas situações como reais, elas são reais em suas consequências". Aqui. Por outras palavras: a subjectividade de uma interpretação origina a objectividade de uma acção, o que interpretamos transforma-se em acção. Aqui. O que pretendo dizer citando tão antigo texto no contexto desta série? Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

nachingweya disse...

'Se uma pessoa te chamar galinha responde-lhe que é palerma;Se duas pessoas te chamarem galinha diz-lhes que sao tolas; Mas se tres pessoas te chamarem galinha,é recomendável que agaches pode ser que caia um ovo' In o filme a Marcha

Salvador Langa disse...

Os "bons"" rebuçados são sempre bons, mesmo com sabor a boato.