23 dezembro 2013

Diálogo sem diálogo

Hoje estava previsto que governo e Renamo se encontrassem uma vez mais. Mas isso não aconteceu. Ponto de vista oficial segundo a "Agência de Informação de Moçambique", aqui; ponto de vista da Renamo segundo o seu portal, aqui. Recorde esta minha postagem aqui.

4 comentários:

Unknown disse...

Esta Renamo ainda não percebeu que está a ser empurrada para o lodo da lagoa.

Ignora inclusivamente a primeira regra de um despique: conviver com o inimigo e perceber o que ele pensa...

É como dizia um amigo "ninguém pode saltar um poço com dois passinhos."

Eu tenho pena desta Renamo, não é a mesma que conheci na década de 90.

É verdade que ela (Renamo) ainda continua a ser, militarmente, um urso, o problema é que é um urso que passa 12 meses a hibernar.

A qualquer momento pode ser capturado (a).

Zicomo

nachingweya disse...

Pode ser que urso deseje ser capturado para os confortos de um jardim zoológico nas redondezas da sociedade desde que haja garantias de uma ração diária com suplementos nutritivos. Eu tenho pena dos muitos seguidores, militantes e simpatizantes da Renamo porque pode estar a morrer o ideal de uma sociedade multi pensada.

Unknown disse...

A Renamo está a cometer um suicídio político.

Já o tinha feito nas primeiras eleições autárquicas, onde os contestatários era toda a oposição.

Só não houve uma calamidade financeira do partido porque, nessa altura, era imperioso o governo de Chissano "engolir sapos" e "comprar" a paz a todo o custo.

José Pacheco e seus "acólitos" sabem o que fazem no centro de conferência Joaquim Chissano, mesmo quando a Renamo falta ao diálogo.

É essencial compreender isto: A Frelimo não é um partido de dar "ponto sem nó".

A Renamo está a levar ao desemprego os seus militantes.

E como bem dizia um político guineense" VOCÊ NÃO PODE AMARRAR O CABRITO NO DESERTO E ESPERAR QUE ELE COMA AREIA.

ZICOMO

ricardo disse...

Sempre a mesma coisa, a RENAMO isto. A RENAMO aquilo. Ja tivemos um acordo de Roma feito de acordo com as "intencoes do inimigo". Depois, uma serie de pleitos eleitorais, fraudulentos, quezilentos e excludentes, onde apenas 1/5 dos inscritos votantes e que votaram. Mas tudo ficou na mesma para se perceber "as intencoes do inimigo"...

Agora, por causa das "intencoes do inimigo" exige-se que seja o sacristao capaz de ensinar a missa ao vigario!

Nao posso deixar de estranhar tao bizarra peticao. Estamos sempre a perguntar por que a RENAMO nao se senta no Joaquim Chissano. Nao seria melhor tentar perceber por que a FRELIMO la vai todas as segunda-feiras mesmo sabendo que nao ira encontrar ninguem?

E mais, por que razoes, assuntos que sempre estiveram na AR, para onde agora sugerem que a RENAMO coloque novamente suas pretensoes, tenham sido tranferidos "ad-aeternum" para o Joaquim Chissano?

E por ultimo, em 2008 anunciaram o enterro da RENAMO. Mas entao, por que razoes negoceiam os vencedores com um inimigo derrotado?

A memoria selectiva e curta, como convem.