22 novembro 2012

Produção de pobreza teórica (6)

Sexto número da série. Prossigo no segundo número do sumário apresentado aqui, a saber: 2. Era do Estado social. O Estado social, eixo da social-democracia, foi uma resposta do Capital e das burguesias governantes às lutas dos trabalhadores. Aceitando implicitamente que a pobreza era um estado social e não natural, essa resposta assentou numa redistribuição social moderada, assente em três eixos: renda mínima, providências para a doença e a velhice e serviços sociais básicos permanentes. Esse conjunto de medidas visava assegurar a reprodução do modo capitalista de produção, reduzindo o questionamento e o conflito sociais. Prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

ricardo disse...

Precisamente sr. Professor. O Estado social burguês, adaptado pelo socialismo para nivelar os anseios de classe e que hoje é a bandeira de todas as esquerdas contemporâneas, nascido na Alemanha na época de Bismarck para contrariar a ascenção do proto-marxistas que cada vez mais ganhavam o proletariado.

Curiosamente, o Estado social está fatalmente ligado à industrialização. Daí ser bastante curioso avaliar "incursões" de base camponesa estrita, como foi o caso de Pol Pot ou do Sendero Luminoso, em parte.

Muito interessante.

Salvador Langa disse...

Foi directo ao assunto.