20 novembro 2012

Por que regressa a Gorongosa a Dhlakama? (12)

Décimo segundo e último número da série, fechando o quinto e último número do sumário proposto aqui, a saber: 5. A razão por que a Gorongosa regressa a Dhlakama. Então, permitam-me esta banalidade: não é o instinto guerrilheiro que leva a Gorongosa a regressar a Dhlakama (autorizem-me este paradoxo), mas, in nuce, o desejo de partilha dos recursos de poder. Esse é o programa social da Renamo. As matas da Gorongosa, em toda a sua sugestão castrense retroactiva, são a linguagem impositiva desse desejo de Dhlakama e do núcleo hegemónico da Renamo. A ameaça guerrilheira do passado almeja, afinal, partilhar o futuro do conforto urbano. Por isso, como mecanismo de pressão, aos votos eleitorais são opostos os votos da mata guerrilheira. Adaptando Clausewitz, a Gorongosa é a continuação da política por outros meios.
 (fim)
Adenda: certas águas sociais ficaram agitadas depois que, a propósito do que Dhlakama exige, o Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, falou para o "Savana" primeiro e para o "O País" depois. Aqui e aqui.

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Alguém disse que o homem é "inconsciente".

nachingweya disse...

Não ouvi a entrevista mas relendo os extractos dela n'o Pais fiquei com a impressão de que é 'consciente' o que o entrevistado queria significar.
Há também uma infeliz referência a 'uma mata qualquer ou um recanto qualquer deste país' que 'só a Renamo conhece'... pensei que as Presidencias Abertas e Inclusivas eram uma forma de nivelar todos os centímetros quadrados desta pérola. Afinal sempre parece haver uma capital do Império! A mesma pretensão que nos levou à Roma para negociar não com Ian Smith ou Botha mas com Dhlakhama. Em Roma. Não na Ponta Vermelha onde um era constitucionalmente PR. Também não na Casa Banana onde o outro não era Deus mas senhor.
Concordo que Gorongoza é apenas uma simbologia relacionada com a necessária partilha dos recursos de poder, razão primeira e última de qualquer batalha e de todas as guerras. Tanto que, fora da reserva de Gorongoza, toda a mata daquelas bandas já deve ter sido exportada para a China em toros, bichos e algumas rochas.
Devíamos fazer um esforço pela coerência sobretudo quando as armas estão silenciadas.
Ninguém come uma melancia sozinho!

nachingweya disse...

Roma fica a 12000 Km da Ponta Vermelha e a 13000 da Canxixe!