24 outubro 2012

"Linchamentos" futebolísticos

Andam atormentadas as mentes, preocupados os espíritos de muitas pessoas, desejosos de vingança linchatória os mais ardentes.
Qual o fenómeno que gera tanto desgosto? O fenómeno que gera tanto desgosto é a derrota copiosa da nossa seleção sénior de futebol em Marrocos.
E como se procura fazer face ao desgosto, à raiva, como se procura encontrar soluções?  Lançando uma campanha variada para expulsar o treinador nacional e o presidente da Associação Moçambicana de Futebol.
A panaceia e a crença são primárias: cortadas as cabeças dos dois, é suposto que tudo irá melhorar. Eis o princípio básico de todas as festas linchatórias da história da humanidade, a coluna vertebral das regenerações e das purgas fermentadas na emoção.
Semelhante tipo de reacções não difere daquele desencadeado pelos adeptos de uma equipa quando esta sofre um golo não previsto.
Bem mais difícil é estudar com profundidade por que caminhos se conduz a educação física e o desporto no país. A talhe de foice, sugiro a leitura neste diário da série Futebol moçambicano: qual o caminho das vitórias?, aqui.

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Bateu no alvo.

nachingweya disse...

O problema é estrutural sim e começa pela falta de capacidade de quem tem dever de estudá-lo. Quando até para o Governo se vai sem mérito então é de se esperar também pouca competência nas outras áreas da vida social. O mérito e o trabalho devem ser não só respeitados mas também dignificados e utilizados para o Bem Comum.
Onde encontramos agrônomos a gerir obras públicas não será difícil imaginar basketbolistas a treinarem handbolistas. Esperar daí resultados só pode resultar da épica ingenuidade moçambicana.
Os próprios 'linchamentos' são apenas a areia aos olhos públicos para que os reais incompetentes continuem empoleirados impavidamente ao serviço não da causa mas da hierarquia. Porque a sua natureza é horizontal impõem que todos no sector assumam a horizontalidade como regra. As instituições não discutem a sua especialidade, obedecem a um chefe muitas vezes um marciano em Júpiter.
Vamos trabalhar e permitir que a formação e o trabalho criem peritos, especialistas, gurus. No futebol,na engenharia,na política, etc. etc

ricardo disse...

Entradas de leao, saidas de cordeiro. E memoria colectiva muito curta. Este e o nosso lema...

Quando eu era miudo, lembro de Mocambique ter ficado uns 3 anos arredado das competicoes da CAF (ordens de Machel) para reorganizar as coisas.

Eis o resultado!