Sexto número da série. Ainda na primeira questão, agora com o terceiro respondente, a saber:
Carlos Serra: Em que é que uma concepção sistemática de desenvolvimento motor adequado poderá contribuir para termos jogadores de outra matriz?
Mabel Serra (mestrada em Desporto para Crianças e Jovens): Para ser sincera, preferia não estar presa a perguntas pelo menos no que diz respeito às duas primeiras…Sem dúvida, a relação entre desenvolvimento motor e rendimento no desporto é fundamental. Irei ignorar o período anterior à escola que já marcará uma diferença na vida da criança mas que não podemos controlar. É no espaço de tempo que a criança se encontra no ensino primário que as habilidades de base devem ser desenvolvidas. É nesse intervalo de tempo que se deve desenvolver a velocidade nas diferentes formas em que se exprime, como por exemplo, a rapidez ou velocidade de reação aos estímulos, fundamental para a vida e para o desporto. É nas idades mais baixas que se criam as bases para o desporto… É que as habilidades apelam para a coordenação motora e tanto esta como a velocidade estão dependentes do sistema nervoso central cuja maturação acontece por volta dos dez anos… Porém, nas escolas do ensino primário é difícil encontrar um professor que respeite a hora de educação física e se esporadicamente realiza a aula a qualidade é questionável… Haverá exceções mas não altera muito o cenário. No ensino secundário o professor enfrenta dificuldades a nível dos espaços e do material nunca suficiente para uma turma normal em número… imaginem quanto mais em turmas com elevado número de alunos!... Tem que ensinar os desportos enfrentando as dificuldades referidas a alunos sem as bases para tal! E isso em apenas uma aula por semana já que os dois tempos previstos são lecionados em bloco!... E o desporto escolar? Quantos alunos por escola fazem parte das equipas dos jogos escolares e quantos dessa minoria poderemos reconhecer como talentos? Quantos verdadeiros talentos ficarão escondidos apenas porque não tiveram oportunidades de prática? Motivo desta série aqui, cartun reproduzido daqui.
(continua)
2 comentários:
Aprende-se nesta série, noutros sítios trata-se apenas de substituir treinadores.
Nosso principal problema nos meios desportivos é o fala barato, não há prática científica.
Enviar um comentário