Na minha opinião pessoal, o que se passou foi que...Eis o protótipo de um modelo corrente nos nossos diálogos urbanos. Ao possessivo anexamos o reforço do pessoal. O modelo narcísico pode ir mais longe na seguinte formulação: Na minha opinião pessoal penso que... Ambicionamos redobrar o eu, dar-lhe um cunho absoluto. A minha hipótese: em meio rural nenhuma língua moçambicana ostenta tamanha ambição personalizante. Imagem reproduzida daqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Adorei a imagem.
Algumas vezes veêm-se até ratos na posição do gato.
Bem, já houve época onde era perigoso dizer ou escrever publicamente "eu penso", aconselhável era dizer "pensamos", mas melhor ainda era não mostrar que se pensava.
Enviar um comentário