18 agosto 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (57)

Quinquagésimo sétimo número da série, décima sétima e última questão:
Carlos Serra: Acreditais que um dia o mundo será socialista ou, se preferirdes, comunista?
Régio Conrado: (continuidade da resposta, CS) No findar do século XX, a experiência do século mostrou que há razões para que se não faça marcha atrás na história, para que não se limite a mais justa aspiração humana a um sonho sem esperança ou a uma utopia, mas que se insista na luta por um ideal que precisamente no século XX começou a ser concretizado e realizado – o ideal comunista.
(continua)

4 comentários:

nachingweya disse...

"Na minha opinião pessoal penso que" o problema maior do sonho é o acordar tal como qualquer ideal execuivel tem de se adaptar às vicissitudes do mundo real. O ideal comunista teve dificuldades de se agarrar às paredes uterinas do século XX tendo resultado em aborto espontâneo. Que condições específicas seriam necessárias para nova tentativa?
Não se pode desenhar um projecto de mudança de estado de repouso ou movimento de um corpo sem contar com a força da gravidade do planeta onde pretendemos desenvolve-lo.

BMatsombe disse...

Imagino o que pensam aqueles que ficam engasgados quando se fala do comunismo e do fim dos privilégios das elites capitalistas e seus servidores...

Salvador Langa disse...

Há sempre quem pense que os africanos recusam o comunismo pois querem uns ricos e outros pobres. Pois é pois é.

Regio Conrado disse...

Bom dia a todos! E' preciso aceitar que a historia e um espaco de invecao de sentidos e nao de fins de historia. Estou a reler o choque das civilizacoes de S.P.H depois de ter visto Fukuyama e isso permite ver que a historia continua um espaco de possibilidades e nagacao de possibilidade. Fictheanamente diria que a historia produz um eu que produz um nao-eu sempre. Os que beneficiam grandemente do sistema capitalista nao concordara que o mundo pode ser outro.