19 agosto 2012

Apartheid não tem raça: massacre de Marikana (2)

Segundo número da série. Habituámo-nos a encarar a África do Sul como a coluna vertebral do apartheid, da segregação racial. Habituámo-nos a analisá-la com base na cor da pele. Agora, face ao massacre de Marikana, sentimo-nos perturbados, falta-nos a instintiva gazua daltónica da cor da pele, custa-nos efectuar o trânsito entre o conflito racial e o conflito laboral. Entretanto, mais um pouco do passado: a foto acima documenta o massacre de Soweto, ocorrido em 1976, no qual foram mortos quatro alunos. Crédito da imagem aqui. Recorde aqui.
(continua)
Adenda: entre os vários trabalhos referentes à África do Sul conferíveis neste diário, sugiro recordem a série em oito números intitulada A África do Sul de Malema, divulgada o ano passado, aqui.
Adenda 2 às 7:12: um trabalho em espanhol no Gara, aqui.
Adenda 3 às 7:17: um trabalho de Justice Malala no TheGuardian, aqui.
Adenda 4 às 7:23: "Nenhum acontecimento desde o fim do Apartheid pode resumir a superficialidade da transformação neste país como o massacre de Marikana. O que ali aconteceu irá ser discutido por muitos anos. Já é evidente que os mineiros irão ser culpados de serem violentos. Os mineiros serão retratados como selvagens. Ainda assim, a verdade é que a polícia fortemente armada com munições reais disparou e matou brutalmente mais de 35 mineiros. Muitos mais ficaram feridos. Alguns irão morrer por causa desses ferimentos. Outros dez trabalhadores já tinham sido assassinados nas vésperas deste massacre." - Uma tragédia brutal que nunca deveria ter acontecido - título do editorial da revista sul-africana Amandla, em inglês aqui, em português aqui.
Adenda 5 às 8:02: A política sangrenta da platina - o que está por trás do massacre, incluindo os negócios - um trabalho de Charlie Kimber aqui.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está um ponto importante levantado pela Amandla, eu ontem já tinha escrito que os trabalhadores seriam considerados os maus da fita, se formos visitar certos periodicos online e blogs (atenção as fotografias exibidas) logo veremos o ataque directo ou disfarçado aos maus dos mineiros, a defesa da repressão policial com balas reais, etc. etc. Volto mais tarde.

nachingweya disse...

É certo que quando quem mata é aquele de quem se espera protecção - a Polícia - ,sob as ordens de quem se espera regulação - O Governo - e este emana da organização que derrotou o apartheid - o ANC -, torna-se muito difícil contornar a evidência de que os Libertadores estão a massacrar o povo. O que leva a questionar sobre quem são, afinal, os libertados do ANC. A elite branqueada que agora tem assento nos "boards" das multinacionais?
O discurso segundo o qual os mineiros são violentos não pode ser defensável face à eloquência das imagens- graças a Deus, muitas.
Se não houver capitulação da causa mineira e se algumas figuras como a Winnie Mandela forem coerentes com que o dizem ser a razão da sua luta, este pode ser o ocaso do ANC.

Sir Baba Sharubu disse...

A policia disparou para o ar. Varios manifestantes foram mortos em vôo.

Aforisma de Slobodan Simic / Sérvia
(Translated by Google)

Carlos Serra disse...

Sir Baba, leia amanhã muita coisa nova na série.