20 agosto 2012

Liga dos Estudantes Comunistas de Moçambique (58)

Quinquagésimo oitavo número da série, décima sétima e última questão:
Carlos Serra: Acreditais que um dia o mundo será socialista ou, se preferirdes, comunista?
Régio Conrado: (continuidade da resposta, CS) Ao ajuizarmos dos acontecimentos ocorridos no século XX e as revoluções que tiveram lugar, muitas pessoas não reflectem que com a revolução russa de 1917 e a criação da URSS, o homem se lançou à tarefa pela primeira vez em muitos milhares de anos de história de construir uma nova sociedade sem classes exploradas nem classes exploradoras, uma sociedade de seres humanos livres e iguais.
(continua)

3 comentários:

Armando disse...

A defunta URSS sem classes exploradas nem exploradoras? Uma sociedade de seres humanos livres e iguais? Desculpe Sr. Conrado, isso não é verdade. Na propaganda talvez fosse (e os comunistas eram bons nisso), mas na realidade não era. Os povos eram oprimidos e passavam fome. Quem estava bem eram só os do governo e do partido. Livres? Não havia liberdade de expressão. Os que tinham ideias diferente eram eliminados e mandados para o famoso Gulag, um campo de concentração e de extremínio dos dissidentes. Havia lojas especiais para dirigentes e para os do partido (exploradores) e o povo morria de fome (explorados).
Aquilo era uma ditadura, igual ao Nazismo de Hitler, igual ao Pinochet, igual ao fascismo de Mussolini e igual ao Apartheid.
E se era assim tão bom porque é que caiu? O porque é que os povos ficaram felizes depois de ela cair, se ela era assim tão boa?

ricardo disse...

Agora mesmo na RSA:"...o Partido Comunista Sul-Africano emitiu um comunicado de imprensa no qual criticou o que chamou "caos", "anarquia" e "violência", pedindo a imediata prisão dos que entende serem os coordenadores da greve. Nenhuma palavra sobre a acção policial e sobre o massacre. Num outro comunicado sobre a violência, pediu à polícia para deter os que apelidou de "hooligans". Também neste caso nenhuma referência à polícia e ao massacre..."

Como se ve, ate os comunistas se conformam com as suas proprias injusticas, quando e a vez deles estarem no poder.

A Historia ja nos tinha profusamente alertado para factos que V.Excia preferiu desqualificar como desvios do objecto de Marx e outros pensadores utopicos. O massacre de Marikana e o "proof of concept" que nos faltava para encerrar este ponto, sr. Conrado.

Salvador Langa disse...

Sem dúvida que se lançou, mas com muitas tragédias.