Amplie a imagem com o lado esquerdo do rato.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Gostei de ouvir. Uma abordagem social que problematiza o quotidiano (O "salvador do mundo" VS contar com as proprias forcas) que certamente nao e a institucional em Mocambique... Faltaram la os politicos, os sociologos, os economistas, os antropologos e ate os edis, que muito aprenderiam com ela, sobretudo, a aprender como e que se convoca o Cidadao para as grandes necessidades do Pais, nomeadamente, os pleitos eleitorais, os sacrificios e a fiscalizacao dos actos de governacao.
Estimado Professor:
Tive a oportunidade de ler este livro durante a minha ultima estadia em Moçambique, baseado no modelo sistémico e de terapia de grupo; um dos vectores importantes é a formação dos facilitadores deste trabalho comunitário e sua integração no seio da própria comunidade, assim como a sua remuneração; seria interessante uma investigação em acção no campo (Action Research)para conhecimento de resultados da sua aplicação, na comunidade que actualmente está a beneficiar deste projecto em Moçambique.
Saudações e votos de Boas Festas!
José Carlos
Enviar um comentário