23 dezembro 2011

Crise bancária portuguesa ameaça banca de Moçambique

Em Outubro postei neste diário sobre o rebaixamento das notas de risco de crédito de bancos portugueses com interesses em Moçambique, de acordo com um informe da "Rádio França Internacional". Aqui. Hoje, a versão ditigal do "O País" tem um trabalho sobre os reflexos que a crise bancária portuguesa poderá ter na banca de Moçambique, onde o domínio bancário português é - assegura o jornal - de 80%. Aqui.

4 comentários:

ricardo disse...

Penso que nao se deve embarcar em alarmismos. Uma observacao mais atenta (e penso que o sr. Professor tambem afina no mesmo diapasao, pois postou acto continuo) leva-nos a concluir que Portugal sabe o que esta a fazer na arena economica.
Alias, se ha coisa que os lusos fazem e muito bem, e o improviso e o desenrascanco em situacoes dificeis. Nao fosse isso, nunca teriam sido um Estado-Nacao com 800 anos de historia.
Com efeito, enquanto Merkel e Sarkozy "EMPALAVAM" Passos Coelho em Bruxelas, Cavaco e Portas faziam diplomacia economica nos EUA estudando alternativas e avaliando a saude dos investimentos lusos, nomeadamente EDP. E quando projectos da EDP ameacavam ficar paralisados sobretudo no Brasil, Angola e Mocambique. O bom e velho amigo chines, la apareceu para dar uma maozinha, e ao mesmo tempo, entrar no fechado mercado dos EUA por interposta pessoa. Paciencia de Chines.

E assim sera, sempre que Portugal estiver a beira do precipicio. Se o Euro morrer, alia-se ao Dolar americano. Se os interesses internacionais lusos estiverem em jogo, alia-se ao Dragao chines ou ao Urso Russo. Quem sabe ate, aos Ayatollahs. Tudo e possivel.

Alma Lusa. Alma de Sobrevivente...

Salvador Langa disse...

O cordão umbilical neocolonial?

Paulo disse...

80%...Arre!

TaCuba disse...

Pobres portugueses e pobres moçambicanos...