Dirigentes islâmicos estão contra o vedamento de assistência às aulas de alunos usando burca. Uma decisão estatal pode rapidamente dar origem a um protesto de coloração religiosa forte. Um imbróglio burcado, este. Recorde neste diário os resultados de um questionário, já encerrado, sobre o uso da burca, aqui. Sobre o que são burca e niqab, confira aqui e aqui. Sobre proibições de uso, aqui. Amplie a imagem abaixo clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Caramba Professor, umsa multidão de posts. Sobre este post - professores devem ver a cara dos alunos.
Não é fácil decidir, cada povo cada religião tem suas regras.
Para falar a verdade, se fosse professora não conseguiria dar aulas sem ver as caras dos alunos...
Este assunto nunca mais acaba. O meu pensamento aqui: http://livrepensadormoz.blogspot.com/2011/04/burkhas-da-discordia.html
Sarava!
Enviar um comentário