24 junho 2011

Pense novamente

Por que é Mona Lisa o quadro mais famoso do mundo? Por que o Facebook teve êxito enquanto outras redes sociais fracassaram? Salários mais elevados levam as pessoas a trabalhar mais? Se acha que as respostas a essas perguntas são uma questão de bom senso, então pense novamente. - Tudo é óbvio uma vez que se conheça a resposta, um livro do sociólogo Duncan Watts com a capa em epígrafe.
Sugestão: talvez não fosse má ideia o leitor colocar-se uma série de perguntas sobre o nosso país para depois tentar as respostas pelo lado não óbvio. Tentar respostas é sempre o mais difícil. Precisamos de alguns segundos para fazer perguntas, precisamos da vida inteira para tentar respostas. Já agora e a propósito de questões e soluções: um dia, Karl Marx escreveu que é preciso saber se a impossibilidade de solução de uma questão não está contida nas premissas da questão. Frequentemente – acrescentou ele – a única possível resposta é a crítica da questão e a única solução é negar a questão.
Adenda às 8:59: sugiro recorde o texto Roteiro de um decálogo do cientista social, inserto no meu livro Combates pela mentalidade sociológica e disponibilizado em 2006 neste diário, aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

PROF.
Agradecia que as pessoas lesem o diario via fax canalmoz leiam o EDITORIAL: 1.TAGARELA E INCOMPETENTES;2.BOM JUÍZ OU PROCURADOR ACABA NO CEMITÉRIO.
Edição de Hoje

Vale a pena ler
Mário Lithuri

Salvador Langa disse...

Para citar o Professor - "Confundir ciência com axiologia. Compete ao cientista social investigar, por exemplo, qual a relação entre o abandono de fetos nas latas de lixo e as condições sociais em que vivem as mães. Mas não lhe compete transformar essa investigação num receituário de preceitos morais, não lhe compete trabalhar para os «fins», subordinar a investigação aos «fins últimos e nobres». Não se deve fazer uma investigação sobre etnicidade, por exemplo, para saber se ela é «boa», mas para saber o que ela é ou foi. Não é do foro do cientista investigar o que uma coisa deve ser, mas o que ela é ou foi. Aos moralistas o que é dos moralistas, aos cientistas sociais o que é dos cientistas sociais. Se vos tentarem convencer do contrário, duvidai e investigai."

Esta é uma coisa que dá muito pano para mangas.

Anónimo disse...

PROF.
Leiam tambem no Savana que granda Jornal "Economicando : O basico da cesta basica"; de Joao Mosca
e tem mais Uma Vergonha de Machado da Graça.
Acertaram em cheio

Bom dia da Independencia ao povo Maravilhoso

Mário Lithuri

ricardo disse...

E caso para se dizer, a avaliar pelo teor dos chamados medias independentes, dir-se-ia que o Cabaz de Natal em Mocambique chegou em Junho!...

Nao e?!

Xiluva/SARA disse...

Porquê a gente acredita em tudo o que nos dizem???????