23 junho 2011

Anonimato

Sabem os leitores mais assíduos deste diário quanto me preocupo com o anonimato. A moderação de comentários fez reduzir drasticamente certo tipo de intervenções provocadoras do tipo pessoal. Mas o anonimato em si não desapareceu e, por razões que ignoro, tem sido aqui frequente nos últimos dias, mesmo ao nível das coisas mais comezinhas. Gostaria de deixar registado que vou ser cada vez mais drástico a esse nível, preparando-me para, num dia que chegará, não permitir comentários anónimos. Sei que a moderação e a restrição de comentários anónimos mutilam a espontaneidade, o debate e, até, a frequência de participação. Mas prefiro cada vez mais essa situação àquela em que, sistematicamente, não se sabe com quem se está a lidar, por mais respeito que se tenha pelo temor ou pelo pudor das pessoas ante certos temas e certas situações. Uma vez mais sugiro leiam as regras em vigor para comentar neste diário, umas colocadas ao fundo da coluna direita, outras na própria janela para comentários. Obrigado pela vossa compreensão, abraço.

6 comentários:

izumoussufo disse...

Um problema complicado, mas eu concordo.

ricardo disse...

A maturidade intelectual nao se atinge com mentes emboscadas... Desenganem-se os anonimos que pensam que toda metamorfose socio-politica em Mocambique se fara indolor e de rosto escondido no conforto do lar/escritorio. Principalmente no dominio das ideias. Estou convicto que, quanto mais as expusermos em publico, mais o Pais se habituara a elas. Ja com o anonimato, iremos fortificar trincheiras sociais permanentes e criar martires, onde antes havia algozes...

Tenho sempre em mente o grito dos alemaes do Leste quando em 1989 descobriram o rosto e disseram alto e bom som: "Wir sind das Volk!".

Demoraram 40 anos a aprender a licao. Mas no fim, nem a STASI o pode evitar...

Por isso, cultivar Anonimato na media e blogosfera e alimentar KALENDAS GREGAS de mini-Stasis nas nossas consciencias. Por isso, decisao democraticamente aceite. E apoiado!

Salvador Langa disse...

Bem não costumo vir aqui a noite mas hoje vim. Por mim tudo ok.

Carlos Serra disse...

Apenas um pequeno exemplo do que escrevi, divulgando um douto e valente comentário anónimo:

"Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Anonimato":
hà varios tipos de ditaduras
Publicada por Anónimo em Diário de um sociólogo a 23/6/11 5:22 PM"

BMatsombe disse...

Um cavalheiro valentaço, os músculos anónimos sempre incham mais.

ricardo disse...

Apenas para encerrar, registar que talvez por causa dos vigorosos comentarios anonimos de outrora, o Jornal O PAIS "Facebookou-se"!

So la comenta agora, que tiver conta no FACEBOOK. Se e bom, ou mau para a qualidade critica dos posts, e algo que veremos. Pessoalmente, nao tenho uma posicao definida sobre o assunto. Nem contra, nem a favor.