22 junho 2011

Procurador Paulino sobre mansões e condomínios

Regresso à intervenção do procurador-geral da República, Augusto Paulino, na Academia de Ciências Policiais, citado desta vez pelo " O País": "Aos olhos do procurador-geral da República, que falava durante uma palestra na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), em Maputo, a economia nacional não é capaz de comportar construções da dimensão das que se erguem nas grandes cidades, com destaque para a capital do país. As mansões que se erguem a cada dia na cidade de Maputo e os vários projectos de condomínios encontram explicação, no entender do guardião da legalidade, nas práticas económico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita da riqueza de vários cidadãos." Aqui.
Adenda: sugiro leiam a minha série, ainda em curso, intitulada Segregação urbana em Maputo, aqui.

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, anda uma gente falando sem parar no desenvolvimento e de repente aparece o Doutor Paulino no forte trombone a dizer que é verdade que há desenvolvimento só que bem identificado no imobiliário de luxo e em possíveis "travessuras" esquisitas, pois é pois é.

ricardo disse...

Mais um intelectual organico marcando terreno, e todo mundo a ver lulas!

Os nossos srs. jurados normalmente detem um manancial lexico impressionante. O problema e que ficam mais tempo na liturgia ou a pentear as togas, do que a tomar accoes para resolver os problemas. Sendo, uma delas, redigir propostas de sua iniciativa para a AR, por exemplo, para a retirada da PIC da alcada do Ministerio do Interior e sua passagem para o Ministerio Publico. Outra, a revisao dos codigos penal e de processo penal reduzindo a duracao temporal dos processos judiciais. Hoje em dia, o Estado perde duplamente quer seja pela prescricao, por falta de consistencia juridica da acusacao, ou da famosa "mao externa". Quer seja pelo custo administrativo de cativar recursos humanos e financeiro para FAZER JUSTICA de acordo com a Lei enquanto outros assuntos apodrecem de velho nas gavetas. Finalmente, o levantamento tacito do sigilo bancario pelas autoridades fiscais ou judiciais, sempre que valor patrimonial proprio ou em sociedade ultrapassasse 5 vezes o cumulativo de rendimentos declarados pelo Cidadao. Porque ninguem esta impedido de ser abastado, mas se o for, que o seja licitamente. Curto & Grosso para comecar. Mas ja o ouvimos propor estas medidas fracturantes em Mocambique?! Quando? Eu nao me lembro...

Apenas as (Ngo)NGOENHADAS do costume a cada lustro eleitoral.

O proximo s.f.f...

Nelson disse...

Actions speak way louder than words Mr. Paulino e o snehor sabe que pode fazer muito mais que falar!