No IndepthAfrica: "Nunca desde o fim do apartheid em 1994 houve uma eleição na África do Sul tão claramente disputada sob linhas raciais. Como no resto do mundo, eleições municipais costumam produzir um bocejo. Mas na corrida para as eleições municipais de 18 de Maio, líderes do Congresso Nacional Africano (ANC), incluindo o Presidente Jacob Zuma, jogaram a carta da raça sem remorsos, numa tentativa para bloquear o crescimento lento mas constante da Aliança Democrática (DA), liderada por uma mulher branca, Helen Zille." (tradução minha, CS) Aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Os fins justificam os meios (Maquiavel). Quanto aos Malemas criados para a ocasiao, eles usam-se ou descartam-se conforme os interesses do momento...
E o Poder, de acordo com a definicao de Voltaire.
E foi a Helen uma lutadora consequente contra o apartheid.
Enviar um comentário