A partir da meia-noite local, início da resposta à pergunta em epígrafe na continuidade da série A cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo o seu Samora (13). Recorde aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
De 1984 a 1986 a Frelimo negociou a entrada do país no FMI e Banco Mundial. Em 1987 iniciou-se o PRE (Programa de Recuperação Económica).
A adesão ao FMI e WB só foi possível com a mudança de orientação socialista para economia de mercado.
Antecedendo estas negociações, no IV Congresso, em 1983, Samora anunciou que, a proibição dos membros da Frelimo terem actividades económicas era suspensa e a partir dessa data todos os membros do Partido poderiam e deveriam envolver-se em actividades económicas.
Para apoiar essa decisão, vieram as privatizações açambarcadas pelos dirigentes. Vieram linhas de crédito do Tesouro e da Banca para apoio á criação de um empresariado privado nacional, pois era chegado o tempo em que o poder político se iria subordinar ao económico ... parte das dívidas dos financiamentos não reembolsados for foi perdoada, outra consta das carteiras de mal parado do Tesouro.
Acontece que Marcelino, parece ter parado no IV Congresso, o último de Machel, e onde o Socialismo foi definitivamente enterrado.
Marcelino é coerente com a Frelimo pré-1983.
Enviar um comentário