27 março 2011

Ministro Alexandre Manguele no "O País" e no "domingo"

No "O País", sobre uma reacção do ministro da Saúde, Alexandre Manguele, em trabalho do jornalista Francisco Mandlate: "O Dr. Manguele cometeu um acto que considero de baixaria, quando, em Xai-Xai, durante uma cerimónia no Hospital Provincial, atacou os então correspondentes da Stv por causa da reportagem sobre o mau atendimento hospitalar. O ministro até tirou o casaco e exaltou-se contra os jornalistas, alegando que era vítima de conspiração e que quando o MISAU tinha um titular que não era de cor, não se falava mal, mas agora que o titular é de cor, todos os dias escreve-se contra ele. “vocês jornalistas precisam de ser nacionalistas”, rematou o ministro."
Adenda: a três colunas, com uma grande foto do ministro a encimar, um trabalho fortemente crítico do semanário "domingo" de hoje na sua última página com o título "Quando um ministro se descobre racista no país de Mondlane e de Samora".
Adenda 2 às 8:54: sugiro a leitura do livro com a capa logo abaixo, editado em 2000 pela Livraria Universitária da Universidade Eduardo Mondlane:

8 comentários:

ricardo disse...

E um incidente lamentavel, mas reconhece-se a existencia de um problema, que Manguele, um ministro "frete para todos os doadores" - tresloucadamente se descaiu para a verdade. Esse tipo de comentarios varia de acordo com as estacoes do ano e ate ministerios. Ha ministerios em que se passa precisamente o contrario. Foi tambem o caso do Ministerio do Interior ate a uns poucos anos atras, onde so eram admitidos negros para as fileiras da PRM, embora isso nao estivesse previsto por Lei.

Mas com este andar, nao tardara o dia em que Manguele venha a ser substituido pela sua vice. Ou entao, ira inaugurar latrinas sem a presenca da media, para depois reclamar o merito de ter sido o maior (re)inaugurador de latrinas depois de Helder Martins.

Xiluva disse...

Interessante a zanga - com cor - do ministro.

ricardo disse...

Todavia gostaria de destacar esta passagem" ....O Ministério da Saúde enfrenta, neste momento, muitos problemas que o ministro tem que se dedicar a eles. Sei, por exemplo, que o Orçamento do Estado para este ano não contempla verba para a compra de medicamentos, um erro cometido pela Contabilidade Pública, por isso a verba está neste momento a ser garantida pelos doadores..." . Ora, a ser verdade, ja sao muito erros de contabilidade publica desde 1975. E nao ha vontade politica de os corrigir. Um pais que possui 3 maneiras diferentes para orcamentar as contas publicas, so pode produzir situacoes destas recorrente e bastamente referidas pelos relatorios anuais do TRIBUNAL ADMINISTRATIVO. Se o Governo de Guebuza e anti-SISTAFE, entao, ganhe coragem e extinga-o, ao inves de dar musica aos doadores. Nao pode e Mocambique ficar refem das vontades dos burocratas responsaveis pela Orcamentacao, cada um puxando a sua sardinha. Uns afinando pelo SISTAFE e outros pelo Regulamento de Fazenda de 1901.

Por isso e que entendo a frustracao tresloucada de Manguele, que tambem foi a de Garrido, que no entanto tentou geri-la como pode, sem nunca ter vindo a publico puxar as orelhas aos seus colegas do Ministerio das Financas, arriscando todos os adjectivos que a media, particularmente a STV lhe foi rotulando sistematicamente.

Dai que ficaria muito bem se a mesma imprensa que pede a cabeca de Manguele desse um pulo aos Ministerios das Financas e da Planificacao e Desenvolvimento para obter uma explicacao plausivel sobre esta situacao do Orcamento, coisa que o TA finge inquerir anualmente na AR.

Salvador Langa disse...

O senhor ministro teria ficado satisfeito se graças a ele o atendimento dos doentes fosse agradável. Mas não é e por isso puxou da cor da pele e não do estetoscópio. Tenho dito. P.S. - ele não foi aluno do Doutor Ivo Garrido?

JOSÉ disse...

É lamentável e inaceitável o uso da cartada racial, esse estratagema revela incompetencia, falta de argumentos e complexos raciais.

Abdul Karim disse...

Em relação 'a "coloração",

Afinal so ele 'e que tem cor ? mais ninguém ?

Os outros são incolores ? foram promovidos a incolores ?

Hehehe,

O que vai acontecer quando for um incolor paciente dele ?

Meu Deus, Por Favor, Tenha Pena Dele, Iluminai-lhe,

Hehehe,

V. Dias disse...

Eu avisei, tal como avisei também em relação ao governador Itai Meque... Cansado de avisar, calei-me...

Agora vem com discursos de cor, até já oiço isso de certos académicos de algumas universidades. Onde é que chegamos? A incopetência não tem etnia, disse o poeta anónimo...

Um abraço ao Francisco Mondlane pelo artigo e amizade...

Zicomo

Anónimo disse...

Lamentável a ser verdade...um momento de desespero sem dúvidas, mas vão concordar comigo que imediatamente após a demissão do Ivo Garrido os problemas do MISAU vieram todos ao público. Não foi por racismo de certeza (sem ironia).