12 agosto 2010

As três estratégias (3)

Terceiro e último número da série. O sociólogo Loϊc Wacquant tendo como referência a Europa e os Estados Unidos (aspas e itálicos do autor): "A terceira estratégia do estado é a penalização. Nesse contexto, não se trata de compreender uma situação de estresse individual nem de se contrapor às engrenagens sociais. O nômade urbano é etiquetado como delinquente (por intermédio, por exemplo, de um decreto municipal colocando fora da lei pedir esmolas ou ficar deitado na calçada) e tratado enquanto tal; ele deixa de integrar o contingente dos "sem teto" quando é colocado atrás das grades. A "construção legal do 'sem teto' como quase não-humano" condensa os seus direitos, o reduz efectivamente a um não-cidadão e facilita o processo criminal. A penalização serve aqui como uma técnica para a inviabilização dos "problemas" sociais que o Estado, enquanto alavanca burocrática da vontade colectiva, não pode ou não se preocupa mais em tratar de forma profunda, e a prisão serve de lata de lixo judiciária em que são lançados os dejetos humanos da sociedade de mercado."
- Loϊc Wacquant, Punir os pobres, A nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2007, 3. ed.ª, pp. 20-21.
(fim)

1 comentário:

V. Dias disse...

Grande artigo.

Insisto: será que o chefe de Estado tem acesso a estas informações de calamidade calamitosa como diria o saudoso Dr. David Alone?

Zicomo