"O relatório da OIT - Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude - 2010 - diz que de cerca de 620 milhões de jovens economicamente ativos com idade entre 15 e 24 anos, 81 milhões estavam desempregados no final de 2009 - o número mais elevado já registrado. Este número é de 7,8 milhões de jovens a mais do que o número global registrado em 2007. A taxa de desemprego dos jovens aumentou de 11,9 por cento em 2007 para 13,0 por cento em 2009. Relatório em inglês aqui. Tema encontrado na edição online do “Canal de Moçambique” de hoje, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Estamos linchados.
Mas no Brasil, o Governo do sindicalista Lula da Silva consegue empregar 40O mil pessoas por ano (dados por confirmar). Não sei quantos é que vão para o desemprego, suponho poucos.
Este número, como disse, está a crescer. Porquê? Deixo o espaço para quem conhece melhor a realidade brasileira, o que muito agradecia saber.
E no nosso? Igual a realidade portuguesa. O Sr. umbHalane ficava bem a comentar estes dados. Uma catástrofe. Nem para se ser coveiro está-se mal.
Não me canso de dizer aos para que tenha em conta que o diploma só não serve, é preciso saber cultivar a mente porque os desafios do futuro passa por um comboio em que, segundo o "chamule" Joaquim Picasso, quem não tivar arte e diploma nas mãos ficará para tras a fazer "tata".
O comboio do progresso não pára. Pena mesmo é que nunca há encontros entre chefes de Estados para tentar reduzir o número de desempregados. Dirão: é da crise! Para no mesmo ano dizer "O Estado da Nação é BOM." Qual BOM?
Zicomo
Enviar um comentário