01 junho 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (13)

Mais um pouco desta série.
Disse-vos no número anterior que não devemos confundir protocolos de conhecimento e de procedimento pré-científicos e científicos.
Na verdade, os protocolos de conhecimento e de procedimento científico são distintos dos protocolos do saber revelado do tipo religioso, da dedução racional do tipo filosófico e das diversas formas de saber simbólico.
A sua coluna vertebral não assenta em hipóteses do género As raparigas da Quisse Mavota desmaiam porque os espíritos dos Magaias estão zangados. Os factores, as causas e a estrutura dos fenómenos sociais são procurados no social e não fora dele.
Mais: os protocolos de conhecimento e de procedimento científicos são distintos dos protocolos directamente morais e não assentam em hipóteses do género Acreditar em espíritos é nocivo ou A crença nos espíritos é obra de curandeiros tenebrosos e de mal-intencionados em geral. Os factores, as causas e a estrutura dos fenómenos sociais são estudados independentemente de serem bons, maus, bonitos, feios, inconvenientes ou inconvenientes.
Prosseguirei no próximo número.
(continua)

1 comentário:

Chacate Joaquim disse...

Professor modestamente tenho dito que não temos que gostar ou não dos fenómenos sociais eles devem merecer nossa atenção e dentro dos seguimentos da sociedade onde ocorrem, infelizmente sociólogos moralistas tem publicado textos hipócritas e demagógicas a manientarem a sociedade para ignorarem certas ocorrências só pelo facto de lá haverem curandeiros. Estes ciêntistas se dão o direito de excluirem os outros e exclusividade de opinarem quando e como sobre os fenómenos sociais! ainda bem que o Prof. cançou de assistir atáques dos que querem aprender consigo mas o fazem sem modestia alguma... eis o B+A=BA senhores ciêntistas que condenam tudo e todos e se dão o direito de dizer o que se deve e o que não!... mais, de classificar os bem ou mal formados; de boas ou más decisões das nossas intituições!...