01 junho 2010

Megaprojectos

Economista Carlos Castel-Branco segundo o "Canal de Moçambique" de hoje:Se o Governo cobrasse aos megaprojectos, tal como cobra às pequenas e médias empresas, poderia dar setenta milhões de meticais a cada distrito e não sete milhões, que actualmente concede para a produção de mais comida e emprego”, disse o economista, em Nampula, num seminário que decorreu, na semana passada, na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique." Por que o governo não cobra aos megaprojectos? O economista responde aqui.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Se G19 nao quer falar a Verdade, entao esta dar dinheiro pra manter a situacao ?

Para ajudar a sufocar-nos e asfixiar-nos mais ainda ?

Depois ainda vamos ter que pagar os juros das propaladas ajudas do Banco Mundial, quando nem sequer sabemos onde foram aplicadas, quando 'e do conhecimento que a nossa situacao humana apenas piora, nao obstante todas as ajudas recebidas e dividas contraidas ao longo de 35 anos de "independencia".

umBhalane disse...

É a eterna mão externa, "desses" malandros!

Nós, hem.

ricardo disse...

Castel-Branco fica-se so pela meia verdade. Se nao e mentira que os megaprojectos sao essencialmente empreendimentos politicamente justificados, tambem nao e mais verdade que os politicos nacionais sao grandes accionistas dos mesmos.

Alias, na maior parte das vezes de Mocambique, so entra a parcela de terra, isencoes fiscais e capital social micro, que se desvanece na primeira assembleia de accionistas. Que eu me lembre, nao ha nenhuma golden-share nos mesmos.

Tudo o resto vai para fora e com lucros q.b.

Porque o unico motivo que faz Mocambique ser El Dorado dos grandes projectos e:

a) A inexistencia de politicas ambientais;
b) Ser rota de acesso mais rapido para a China e India, o que possibilita deslocalizar alguma linha de producao para o Consumidor final do Primeiro Mundo;
c) Salarios baixos. Profissoes pouco qualificadas. Isto e, inexistencia de industrializacao propria que nao justificaria a presenca de mega-industrias;
d) Potencial mineral, hidrico, energetico e agricola ainda por explorar, mas susceptivel de sustentar um esforco industrial em mega-projectos seus e dos seus vizinhos.

Por outras palavras, catalizadores do Lucro.

E sobre isso, ate Castel-Branco nao pode falar contra...

Abdul Karim disse...

UmBhalane,

Nao sei o que pretende dizer com o comentario,

Mas, tambem nao estou muito preocupado com isso, pois acho que conhece o meu posicionamento a respeito,

O que me deixa com duvidas, 'e mesmo o G19, Banco Mundial e outros doadores continuarem a sustentar um sistema que ja deu mostras dos resultados,

Porque razao, voce financiaria um sistema que so da resultados humanos negativos ?

Porque continuar a financiar um sistema que torna um pais num dos mais pobres e com menor nivel de desenvolvimento humano do mundo ?

Continuar a financiar um sistema que repele qualquer tentativa de criar solucao alternativa para a situacao humana do pais ? porque ?

Essas duvidas 'e que me complicam, nao sei se me entendeu ?

ricardo disse...

Porque, Karim?

Lei da compensacao. O que Mocambique nao ganha com os mega-projecto, ganham os outros.

E o que Mocambique nao perde e a garantia que sempre havera AMPOLAS para assegurar o OGE a cada ano.

E todos ficam quites quando as coisas funcionam assim. Por vezes, ha eleicoes que podem complicar o sistema, porque a opiniao publica dos lucradores e forte.

Mas tal como as palavras, tudo desaparece. Tao depressa se sobe uma montanha para logo vir o vento e apagar as pegadas.

Diga-me voce, o que acha que o MDM esta a fazer no Parlamento?!

Eu nao sei. Alguem me explica s.f.f.

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Mas 'e exactamente isso que questiono,

De que lei da compensacao estamos a falar ? compensa a quem ? quem sao os todos que estamos quites ?

O que estou a tentar fazer 'e buscar um possivel erro na minha analise, pois quando faco uma analise de Desenvolvimento Humano 'e em funcao aos recursos aplicados e resultados obtidos,

E ai so vejo "ajudas" que nao acabam, dividas a crescem sempre, e resultados miseraveis.

Entao questiono, serao todos cegos, ou eu estou louco ? e quanto mais eu busco entender, mais me sinto triste por nao conseguir entender o que me parece um ciclo vicioso aceite por todos os envolvidos com 'a excepcao dos mais desfavorecidos ( parte dos beneficiarios dos projectos finaciados por nos).

Ja afirmei que nao sou e nem quero ser politico, e so entrei nessa "de politica" porque busco resolver situacoes de impedimento no trabalho que realiso, essencialmente nos projectos de Desenvolvimento Humano que financiamos.

Se o governo me resolve os problemas, fico feliz e continuo com os meus projectos, se o governo nao me resolve os problemas, reclamo e luto ate onde for possivel, alias como tenho feito ate agora,

E nesse processo todo de tentar comprender, que questiono o governo de mocambique, o G19, e Banco Mundial , que me estao a impor impostos, distribuindo isencoes entre eles.

Em relacao ao MDM, acho que deve ser o proprio MDM a responder.