A empresa mineira australiana Riversdale tem agora um acordo com uma empresa chinesa para o "desenvolvimento" do projecto do carvão do Vale do Zambeze. Desenvolvimento é uma palavra linda, um tonificante eufemismo para disfarçar os interesses capitalistas em jogo no Vale. O que a empresa está a fazer é desenvolver sem parar os seus negócios e ampliar os seus lucros, agora com parceria chinesa. Recorde aqui, aqui, aqui.
Nota: daqui a 30/50 anos, o carvão terá eventualmente acabado e nós ficaremos com a gloriosa tarefa de escrever sobre o desenvolvido esgotamento carvoeiro e de outras coisas mais. Acresce que os Bismarcks não são moçambicanos.
6 comentários:
E por falar em Bismarcks, nunca e tarde recordar que o um Bismarck de verdade disse:
"Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros."( Otto von Bismarck )
Tinha razao, Professor. Nao sao mocambicanos. Sao arianos!...
Desenvolvimento deve ser um 'business term' para exploração...
São parceiros...
Desconsigo de entender tanta sinofobia!
Os Chineses são uma bênção para África.
Estará mesmo a Riversdale a "... desenvolver os seus negócios e ampliar os seus lucros, agora com parceria chinesa"?
E porque não pensar que a Riversdale aplicou milhões de dolares em estudos, para confirmação de reservas e,uma vez confirmadas as reservas, procura vender parte dos direitos que tem como forma de FINANCIAR o INVESTIMENTO necessário à fase de exploração?
Os lucros, se houver, vêm depois, na fase de exploraçao e venda da produção. Mas antes de extrair os recursos minerais é preciso "uma mina de dinheiro" para empatar no negócio.
É nessa fase de extracção e venda que, também o Estado receberá o Royaltie previsto na Lei.
...."sapateiro, sapateiro ... não vás além do chinelo".
Um abraço.
Silencio que se vai cantar o fado...
Bem-vindos ao mundo maravilhoso do grande Capital!
Camaradas Marcelino & Cia, aonde e que estavam com a cabeca quando seleccionavam estes tipos porreiros nas listas Celulas da Militancia para obter os canudos em Harvard ou Oxford, enquanto nos comiamos o pao que o diabo amassou?!
Ei-los agora com a liturgia bem afinada a exporem o seu pensamento analitico e anti-sapatal. Porque, VOS, sois tao pequenos, que nem sequer ja cabem no alcance da sua douta insignificancia intelectual.
Fala quem sabe (e pode).
Enviar um comentário