14 fevereiro 2010

Do cesarismo em Moçambique (4)

Mais um pouco da série.
O cesarismo tem sempre a ver com decisões imediatas, arbitrárias, digamos que instintivas. O seu meio é, regra geral, exterior às instituições, à normalidade legal.
Quando há forças em conflito e na definição de António Gramsci, "o cesarismo expressa sempre a solução "arbitral", confiada a uma grande personalidade, de uma situação histórico-política caracterizada por um equilíbrio de forças de perspectivas catastróficas"*.
Contudo, tenho para mim que o cesarismo transcende as forças em conflito, ele não precisa delas para se afirmar.
(continua)
*Obras escolhidas. Lisboa: Estampa, 1974, vol. 1, p. 349.

8 comentários:

Linette Olofsson disse...

We talk about Love now!
Not about Cesar in this day...

In Scandinavien culture today is celebrated to day all Hearts.

Not only on Love between man and women.

I wish all, happy day and remember that Love is a Power as any other, we have to take care!
Love is important for our Heart and our Life...
Love is UNIQUE
Linette Olofsson

ricardo disse...

Cesaristas

Mentes emboscadas
Na guerrilha das palavras
Sao os louros
dos Cesares anunciados

Nas salas de audiencia
ou em congressos de ma memoria
Seja qual for a historia
que nos torre a paciencia...

Dixit

Abdul Karim disse...

Davidistas,

Vamos construir um pais melhor,
Vamor contruir uma nacao,
Vamos sonhar um ideal,
Vamos viver esse ideal,

Vamos construir uma pais melhor,
Vamos construir uma nacao,
Vamos tranformar o sonho,
Vamos criar vida,

Vamos Construir um pais melhor,
Vamos contuir uma nacao,
Vamos sonhar um ideal,
Vamos viver esse ideal,

Linette Olofsson disse...

Afinal Abdul Karim!!!

Que linda poesia!
Pareces um Poeta, idealista e sonhador...tanto como eu.

Rickardo...
pensei que te ias seguir o meu conselho....

Abdul Karim disse...

Happy Valentines Day, Linnete.

"Love is UNIQUE"...

ricardo disse...

Nao Linnete...

Bastou-me a Yolanda do Milanes, com os pes bem assentes na terra!

Linette Olofsson disse...

Rickardo!
rsrsrs.
igual a ti própio pelo que leio nesta oficina de sociologia...
quem é Rickardo?
Imagina a volta que o Mundo deu com esta revolução tecnológica...
Virtualmente tenho uma ideia de ti...
Mas não sei quem és!
pessoa interessante me pareces...
Bom vamos contribuíndo com as nossas ideias.
L.O

ricardo disse...

Bem Linnete...

Com o tempo saberas. Ha um ditado africano que diz que duas montanhas nunca se encontram. Mas duas pessoas um dia se encontrarao

(Nem que seja no Alem, digo eu)