Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
19 junho 2007
O mundo das mulheres
Nao, nao vos vou falar das eleiçoes aqui em França, nem do facto de que a presença feminina na Assembleia Nacional continua a ser muito inferior à dos homens (107 mulheres sobre 577, seja 18,5%). Vou, antes, propor-vos que leiam o "O mundo das mulheres", de Alain Touraine, saído aqui em 2006 numa ediçao da Fayard. Sessenta mulheres, algumas muçulmanas, foram ouvidas por Touraine e sua equipa. Lembro-me de ter assistido em 2003 à sessao inaugural de Touraine no seminário que lançou o projecto, na Escola de Altos Estudos em Ciencias Sociais, aqui em Paris.Vale a pena ler esse livro e compará-lo com a "A dominaçao masculina" de Pierre Bourdieu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Boa noite Carlos Serra !
Sobre estas questões de género, representação social e poder, também vale a pena ler " Senhores de Si " do Sociólogo Miguel Vale de Almeida. Gosto imenso da perspectiva e escrita deste investigador.
Não conheço esse livro de Alain Touraine, mas vou procurar. Obrigada pela dica ...
Abraço imenso
Obrigado!
Enviar um comentário