05 abril 2016

Espírito do deixa-falar [3]

Número anterior aqui. Membros da equipa "Espírito do deixa-falar", da esquerda para a direita nas caricaturas em epígrafe: Sónia Ribeiro, moçambicana, professora de Biologia, Bairro Sansão Muthemba, cidade de Tete; Carlos Serra, moçambicano, coordenador, Bairro da Polana, cidade de Maputo; Geraldo dos Santos, moçambicano, historiador, Bairro da Malhangalene, cidade de Maputo; Félix Gorane, moçambicano, advogado, Bairro do Macúti, cidade da Beira; Joseph Poisson, francês, farmacêutico, Rue des Écoles (quarteirão latino), cidade de Paris. Sobre a história do surgimento do "espírito do deixa-falar", leia o que o Geraldo Santos escreveu em 2006, aqui.
Sónia Ribeiro: Oba, meu queridos amigos, bom dia e votinhos de muita saúde e prosperidade. Aqui está um problema sério, a crença de que as minisaias promovem a líbido masculina. Quais as provas? Então eu pergunto se escondendo o corpo feminino, não serão as maxisaias responsáveis por essa líbido masculina, despertando mais desejo? Mais uma coisinha meus Queridos Amigos: a senhora espanhola expulsa de Moçambique declarou a uma rádio alemã - vou citá-la: "Não, o assunto é outro. Nós não não estamos a defender o uso das mini-saias. O assunto é que o Governo deve garantir a proteção das meninas e das raparigas dentro das escolas, e deve criminalizar os agressores e garantir condições para que todas elas possam frequentar a escola de forma segura. O que queremos dizer é que o tamanho e o comprimento da saia não afeta isso. Há mulheres que estão a levar capulanas e também estão a ser violadas." Então, o problema é mais profundo, com maxi ou mini, não é? E depois que mal há em as mulheres protestarem, hã? Qual o real mal? Temeram um golpe de Estado? Vamos lá confessar uma coisa, há muito androcentrismo primitivo nesta história toda. E ficaram felizes os polícias com o seu chauvinismo estreito, detendo e expulsando uma cidadã espanhola? E, segundo vários órgãos de informação, detiveram também uma procuradora da República? Por agora vou ficar por aqui. Bjs do tamanho do Zambeze desta Tete sempre quente mas amiga.
Félix Gorane: Bom dia, mana Sónia e restantes Amigos. Vou começar com uma questão, a de saber por que razão ficam algumas pessoas (vamos ser francos: quase sempre mulheres) com os nervos à flor da pele só porque as autoridades da Educação decidiram  que nas escolas as alunas deviam usar um fardamento que excluísse as minisaias. Qual é o mal disso? Interroguem as mães e os pais deste país e logo verão que quase todas e todos estão de acordo com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Mana Sónia, sabe, ainda estamos colonizados, ainda aceitamos a chamada moda do nu europeu. Em que é que o corpo nu é sinónimo de liberdade? Liberdade de quê e para quem? Temos de reaprender a nossa africanidade e fazer com que nos respeitem. E mais não disse hoje, com licença.
Joseph Poisson: Bom dia à tous! Vamos lá alors et já estou a voir no que isto vai resultar avec esse cabotin du diable do Félix à faire la veneração dos conservateurs, des traditions et des substances primordiales. Sacrebleu! Amitiés.

1 comentário:

Sir Baba Sharubu disse...

Félix Gorane escreveu: "E mais não disse"

Qual é a origem desta frase ?