17 julho 2015

Os tormentos de Sangage

Saiba o que se passa em Sangage, distrito costeiro de Angoche, província de Nampula, de acordo com um trabalho do "@Verdade" digital, aqui.

5 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Os cidadãos de Sangage não precisam de descobrir a roda.

Eles deveriam antes de mais nada informar-se sobre o que as outras mineradoras de areias pesadas ja fazem em Moçambique, no capitulo das responsabilidades sociais.

Essas informações estão disponiveis nos websites das mineradoras:
www.kenmareresources.com (Nampula)
www.pathfinderminerals.com (Zambézia)
www.savannahresources.com (Inhambane)

Sir Baba Sharubu disse...

Os cidadãos de Sangage precisam de saber que os 3 milhões USD desembolsados pela mineradora Hayin Mining Company, para investimentos sociais, são uma pequena parte do que ela já teve que pagar para poder operar em Angoche. Quem é que fez os encaixes mais rendosos ? Muito provávelmente foram vários "facilitadores" a nivel dos governos local, regional e central.

Esses encaixes ilegais são aqueles que os cidadãos de Sangage deveriam imperativamente recuperar para depois investir em projectos que permitam melhorar a sua qualidade de vida.

A tarefa de recuperação não vai ser nada fácil...

nachingweya disse...

Recuperação?

nachingweya disse...

Penso que o investidor estrangeiro tende a confundir " responsabilidade social" com "luvas" talhadas para as mãos dos facilitadores. A minha proposta é que a responsabilidade social seja deduzida dos encargos fiscais e sejam canalizados pela AT ou ministério de tutela à comunidade no formato de royalties.

Sir Baba Sharubu disse...

Recuperação: neste caso é reaver o roubado aos contribuintes moçambicanos.