O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

27 março 2015

Dhlakama: de comandante de guerrilha rural a comandante de desobediência civil urbana (1)

- "Desobediência civil, que erradamente pode ser confundida como desacato, é uma forma de protesto político, feito pacificamente, que se opõe a alguma ordem que possui um comportamento de injustiça ou contra um governo visto como opressor pelos desobedientes." [Wikipedia]
- "[...] um ato ilegal público, não violento, de consciência, mas de caráter político, realizado com o fim de provocar uma mudança na legislação ou na política governamental” [Rawls, John, Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2002, 2.ª ed.ª, p. 364].
Segue-se um conjunto de hipóteses que, eventualmente, pode ser útil para uma pesquisa aprofundada. A estratégia política da Renamo transitou da guerrilha rural para a desobediência civil, sob comando de Afonso Dhlakama. O que significa isso? Quais os objectivos? A desobediência civil urbana eliminou a guerrilha rural? Aguardem a continuidade da série.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home