O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

05 março 2015

Assassinato de Gilles Cistac: hipóteses sobre contexto, causalidade e consequências (2)

Segundo número da série. Entro de imediato no primeiro ponto do sumário proposto, a saber: 1. Contexto e dimensão do assassinato. É necessário considerar dois contextos: o contexto geográfico do assassinato e o contexto das linhas de debate de Gilles Cistac. Comecemos pelo primeiro contexto, com uma pergunta. Foi Cistac assassinado à noite, numa rua obscura, esquecida da publicidade, carente de movimento, com um ou dois guardas sonolentos encostados ao anonimato? Não, Cistac foi assassinado de dia, numa rua duplamente importante. Que rua e duplamente importante por quê? 
Adenda às 05:29: conheça a opinião do historiador francês Michel Cahen, aqui.
Adenda 2 às 08:13: de um comunicado de imprensa da Comissão Política da Frelimo: "A Comissão Política repudia veementemente a postura que está sendo assumida por alguns Órgãos de Comunicação Social, após a morte do Académico Gilles Cistac e distancia-se das acusações daqueles que, recorrendo a manobras dilatórias, acusam a FRELIMO de ser responsável pela morte do Académico Cistac, tentando pôr em causa a honra, o bom nome e a imagem da FRELIMO e dos seus dirigentes; [...] Aqui.
Adenda 3 às 9:57: discurso de abertura do ano judicial em Moçambique, do bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home