3. Do campo à cidade: morte do localismo. A passagem da humanidade do campo à cidade é a passagem das coisas localizadas para as coisas globalizadas; das verdades unidireccionais para as verdades pluridireccionais; das identidades de conhecidos para as identidades de desconhecidos; dos pequenos riscos domesticáveis para os riscos urbanos e planetários; dos fenómenos encobertos para os fenómenos descobertos; do boca-a-boca aldeão para a multidimensionalidade imediata e sem fronteiras dos jornais, da publicidade, da televisão, da internet, das redes sociais e dos celulares; dos monosentidos para os plurisentidos; da sexualidade fechada para a sexualidade pública; dos caciquismos e das teocracias para as democracias eleitorais; enfim, das cervejas de fabrico caseiro para as cervejas industrialmente produzidas, da Otheca ou do Pombe para a Manica ou para a Laurentina.
Prossigo mais tarde.
(continua)
Adenda: apesar de compreender a preocupação dos leitor que me perguntou se era pertinente manter a imagem em epígrafe depois de ter sido retirada da publicidade na imprensa, reflecti e cheguei à conclusão de que não seria correcto desligá-la do objectivo desta postagem: a análise de um fenómeno publicitário.
6 comentários:
http://melomaniako.blogspot.com/2011/09/cerveja-preta-complexada-da-laurentina_13.html
Decisão acertada.
Felizes aqueles que lhe pediram para não retirar a imagem.
Estas lucubrações fazem-me "delirar". Eu adoro História Comparativa, talvez seja por influências do meu orientador.
Zicomo
Quer dizer que as mensagens sexuais se tornam banais.
Vê-se logo, mulher só dá para embalagem sexual.
http://books.google.com/books?id=5aiRr60mgNAC&pg=PA292&lpg=PA292&dq=mulher+e+aproveitamento+sexual+na+publicidade&source=bl&ots=-Q7B99zrxB&sig=eIneYJ3CZ87hk627Dj38DdQTkVI&hl=en&ei=wV9vTvqZHdH3sgbT09DgBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CDUQ6AEwAw#v=onepage&q=mulher%20e%20aproveitamento%20sexual%20na%20publicidade&f=false
Chocolateiras, Chocolatismos...
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