12 setembro 2011

Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (5)

O quinto número da série, prosseguindo no sumário proposto aqui.
2. Duas realidades: natural e social. No número anterior fiz uma breve referência ao mundo feminino do fabrico da cerveja. Naturalmente que hoje não são as mulheres que dominam o fabrico industrial da cerveja. E, certamente, nos recuados tempos da vida, nunca tiveram a ideia de gerar um consumo maior de cerveja através de publicidade masculinizada e sexualizada. Mas vamos à produção. Produzir tem uma íntima ligação com sentir e pensar. Produzir, sentir e pensar são filtradas pelas representações. As representações que temos sobre as coisas e as pessoas são determinadas por dois tipos de realidade: a natural e a social. A realidade natural é aquela que nos é dada pelos sentidos (não tenho em conta deficiências, doenças e ângulos sensoriais específicos); a realidade social é aquela que é construída por grupos, grupos de pressão, comunidades, classes, dirigentes, empresários, produtores de opinião, intelectuais, etc. Do ponto de vista da realidade natural, uma cerveja preta Laurentina é uma cerveja preta Laurentina; do ponto de vista da realidade social, uma cerveja preta Laurentina pode ser (1) publicitariamente construída como uma mulher negra sexualmente atractiva, (2) sentida a esse nível como uma coisa normal e legítima e (3) avaliada como uma ofensa às mulheres. Quanto mais urbanas e modernas forem as sociedades, mais inviável é tentar convencê-las de que os poliedros só têm um lado. Este último ponto levar-me-á ao próximo número do sumário que vos propus.
(continua)
Adenda às 11:50: um leitor enviou-me um email perguntando-me se é correcto fazer uso da imagem em epígrafe, quando ela foi retirada da imprensa. A presença da imagem aqui não se destina à publicidade da cerveja Laurentina, mas à análise, sendo neste sentido legítimo o seu uso. Todavia, a partir do próximo número retirá-la-ei para evitar qualquer confusão com publicidade.
Adenda 2 às 15:55: dois leitores acham não haver necessidade de tirar a imagem. Aqui.
Adenda 3 às 16:37: já são seis leitores.

15 comentários:

Muna disse...

"Quanto mais urbanas e modernas forem as sociedades, mais inviável é tentar convencê-las de que os poliedros só têm um lado. Este último ponto levar-me-á ao próximo número do sumário que vos propus."

Isto chama-se Lucubrações. Um texto sem lucubrações para mim é como uma festa sem Oliver Mtukuzi, Leonard Dembo ou John Chibadura.

Mas há pessoas que dispensam estas lucubrações. Conheço alguns que se acham de Adamastores da verdade, da razão. Para eles Meca é o que dizem e escrevem.


E tem razão o engenheiro JCL,

"Estas reflexões ou algo do tipo não lhes interessam porque, na bonança ou na crise, não há moderação nem no ser nem no ter; é sempre a desperdiçar."

Zicomo

BMatsombe disse...

Acho muito didáctica a distinção que estabelece entre realidade natural e realidade social. Regra geral confundimos ambas e tomamos por um ou que é da esfera da outra.

Salvador Langa disse...

Há quem queira que a gente só veja a laurentina como cerveja. Ou estou enganado?

ricardo disse...

Caro professor, discordo que retire a publicidade que nos conduziu as analises do seu blogue. Se o fizer, vestira a pele de Galileu Galilei, que nao querendo ir parar a fogueira como Giordano Bruno, "admitiu" que o SOL girava em torno da Terra, e nao o contrario... Aqui, neste blogue - sempre imaginei - encontram-se intelectuais, nao interessando sua cor politica, profissao, sexo ou origem etnica. Sera uma grande decepcao para mim. Porque, estamos ou nao autorizados a pensar intelectualmente neste Pais?!

Disse

izumoussufo disse...

Tirar a imagem? Mas porquê realmente?

Abdul Karim disse...

Acho que aqui esta se estudar a publicidade, e nao a fazer-se publicidade.

Pelo deixo a decisão com o Professor, se quiser tira-la tudo Bem, e se achar por mante-la também esta OK.

Em algum sitio devemos começar a estudar, uma coisa 'e a publicidade ter uma reacção da Sociedade Civil, que pode também ter justificado mal uma acção correcta, e outra 'e nem avaliarmos nada e dizermos que esta errado,

Ha aspectos que nao concordo, como a publicidade de bebidas alcoólicas no geral, mas ainda que "negativa" esta publicidade "obrigou-nos a estudar",

De certa maneira, aqui com o anuncio ai, esta uma Boa aula, ainda que seja para conseguir concluir o que queremos e dai também a certeza do que nao queremos.

Alias esta 'e uma publicidade que "deve" entrar pras aulas de Marketing e publicidade em Moçambique, pelo impacto e reacção social que teve.

V. Dias disse...

Também eu pergunto, caro Professor Carlos Serra: porquê retirar a imagem?

É para comentar e/ou analisar no "escuro"?

Mas eu compreendo: as montanhas e os planaltos, embriagados pela sua grandeza, não querem conhecer as planícies e depressões. Afinal, por que se desprezam outras formas de relevo? Diria o poeta anónimo.

Zicomo

Salvador Langa disse...

Professor estou contra a saída da imagem, nós a discutimos com uma visão da vida, não como um convite publictário.

Anónimo disse...

Não retire, Professor Serra!

AAS

Anónimo disse...

> Não confundamos publicidade com uma análise /ensaio sobre a complexa teia publicidade, sexo, racismo etc.

> Somos seres complexos: barafustamos contra um boneco, neste caso boneca, "vestida" com um rótulo da Laurentina, e o dito símbolo desta na região genitália, etc., etc.

> Mantemos absoluta tranquilidade quando vemos símbolos nacionais (Presidente Mondlane, Samora, Chissano, Guebuza, Josina, etc) estampados em capulanas com as mais diversas SERVENTIAS. Deixemo-nos de falsos moralismos: todos resultamos de uma relação sexual ...que tem o condão de não só servir para reproduzir, como também para troca de afectos.

> Mantenha-se o MÓBIL deste ensaio, que continua!

Abdul Karim disse...

O S. Langa 'e poeta ?

Ninguém mais poderia descrever melhor, o que se passa aqui,

Em cheio, Salvador Langa !

"Visão de vida", hain ? hehehe.,

Super !

"Em algum momento, Moçambique precisa, e precisa mesmo, de valorizar o seu conhecimento ( positivo e negativo ), so assim Moçambique poderá ser um pais respeitável dentre Nacoes do Mundo." - eu 'e que digo , pra tentar acompanhar a filosofia poética do Langa. ( hehehe ).

Mantém o post, Professor, por favor.

Anónimo disse...

So' se o blog pertencesse 'a Inquisicao faria sentido retirar a imagem que deu origem 'a polemica.
De qualquer forma, e' interessante notar que ainda ha' uns quantos sempre prontos a acender as fogueiras ...

Anónimo disse...

> Ainda sobre o direito à publicidade:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/673379

Anónimo disse...

> Outras maneiras de olhar a nudez!

http://aeiou.expresso.pt/raguebi-espanholas-arrasam-os-homens-nus-fotogaleria=f673337

Anónimo disse...

Dr. Serra, por favor não retire a imagem...